[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Xô, calazar! | O POVO
É O BICHO! 11/08/2012

Xô, calazar!

Compartilhar

O Nordeste é região endêmica de leishmaniose visceral, também conhecida como calazar. No Ceará, os casos de leishmaniose visceral em humanos foram notificados pela primeira vez ainda na década de 30. Nos últimos dez anos, o balanço da doença é preocupante, segundo a Secretaria de Saúde de Fortaleza. De 2011 até hoje, a doença acometeu 6642 cães e 272 humanos na Capital, segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza.

 

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Avipec Distribuidora, Scalibor e Universidade Estadual do Ceará (Uece) tenta levar conscientizar a população sobre a prevenção da doença. Desde o início deste mês e até o dia 18 uma programação socioeducativa está sendo realizada em todos os bairros em Fortaleza: “Este evento tem um significado especial para Fortaleza, uma vez que as ações desenvolvidas pela saúde pública necessitam de suporte educativo, pois as posturas preventivas dependem exclusivamente da população nos cuidados com suas casas”, diz o coordenador do CCZ, Sérgio Franco.

Fique por dentro


A leishmaniose é causada por um protozoário e tem o flebótomo ou mosquito palha, como agente transmissor do calazar. A doença atinge o cão e o homem. O inseto transmissor do calazar, Lutzomia longipalpis, procria em terra e em terrenos sujos com muito lixo. As matas úmidas, margens de rios e locais com matéria orgânica são os locais onde o inseto coloca seus ovos.

 

O seu papel é fundamental!


É importante que você cuide do lixo de casa mantendo o quintal sempre limpo, livre de fezes, folhas e frutas em decomposição. Recolher todo esse material e garantir sua adequada coleta pela Prefeitura também faz parte das medidas preventivas. Não jogue lixo nas ruas ou a céu aberto. No lixo e na matéria orgânica o inseto encontra o ambiente propício para se proliferar. A população deve manter seus animais dentro de casa, não esquecendo de aplicar as vacinas.


Programe-se!


A programação educativa se repete no dia 18, às 7h30min, na Praça do Barroso. Para solicitar exames e ter mais informações sobre o calazar, ligue para o Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza.

Telefone: (85) 3131 7846

 

Meu Bicho é Show!
Fabrícia e sua cadelinha Nicoly. Elas não se desgrudam. Será que o namorado tem ciúmes?

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho