[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Controle os latidos pelo bem comum | O POVO
É O BICHO 04/08/2012

Controle os latidos pelo bem comum

Compartilhar

O latido é uma característica conservada durante os séculos de domesticação do cão. É uma forma de defesa contra a invasão de território e a maneira desses animais estabelecerem a comunicação. Assim como o choro constante de uma criança, um cachorro que late muito também tem seus motivos: “solidão, ansiedade da separação, ameaça, alarde, tédio, fobia a lugares ou coisas, reações a barulhos incomuns, estresse excessivo, ausência de exercício, ausência de jogos ou interação. Animais que são pouco sociabilizados tendem a latir mais para pessoas ou animais desconhecidos. Algumas raças tendem a latir mais, como os schnauzers, pinschers e yorkshires”, explica Alisson Ximenes, médico veterinário.


A leitora da coluna É O Bicho Carolina Barretto tem uma linda cadelinha, a Vida, de nove anos. Quando todos saem de casa, ela não gosta de ficar sozinha, late muito e os vizinhos se sentem incomodados. Daí, veio a ideia de comprar uma coleira anti-latido. O equipamento se tornou uma alternativa para animais que latem excessivamente como forma de adestramento, mas fica o questionamento se ela causa algum dano ao pet

“No mercado, existe um modelo que emite um som de baixa frequência e incomoda um pouco a audição do cão e outro que vibra e ele se assusta um pouco. Nenhum deles agride o animal, mas devem ser usados com critérios. Não adianta comprar no pet e colocar esperando um milagre. O uso delas deve ser em conjunto com um profissional”, explica a veterinária da clínica Central Pet, Fabiana Fernandes.

O veterinário Alisson Ximenes acrescenta: “Ao mesmo tempo em que existem animais que se adaptam à coleira anti-latido, há os que, mesmo usando a coleira, vão preferir latir, provavelmente por conta da ausência de tratamento para a causa e/ou adestramento incorreto”.

Vladinir Maciel, especialista em comportamento animal, conta que trabalha com o reforço positivo. O animal é premiado quando tem o comportamento correto com carinho ou petisco. “Neurocientistas provam que as estruturas do cérebro responsáveis pela produção da consciência são análogas em humanos e outros animais, inclusive os cães, demonstrando que eles podem ser educados”, explica.

 

Serviço

Pet shop e clínica veterinária Central Pet: Papicu
Onde: Rua Almeida Prado, 901
Fone: 3234 0553
Aldeota
Onde: avenida Senador Virgílio Távora, 1929 - Aldeota
Fone: 3224 6989

Alison Ximenes - médico veterinário
Fones: 9699.1547/3263.3835

Cão Gentil – Especialista em treinamento animal
www.caogentil.com.br
Contato: 8607 8040 / 9994 4099

 

Adote um amigo
Biscouit. 8kg, pequeno porte, cor dourado, macho, castrado, vacinado e vermifugado.
Contato: Elísio (9992 2824)

Mirela Costa
Compartilhar
espaço do leitor
Priscila 05/08/2012 17:03
Sou totalmente contra o uso dessas coleiras!! O que deve existir é o ADESTRAMENTO com profissionais qualificados, caso o tutor do animal não tenha a habilidade para faze-lo. Pessoas despreparadas e descuidadas podem utilizar o equipamento de forma desmedida, pois é muito mais cômodo tascar a coleira
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jackson Maciel 04/08/2012 17:09
jackson maciel treinador de caes .essa cadelinha tem ansiedade de separaçao entao sua dona tem de colocar brinquedos com comida dentro para ela passar o tempo quando ela estiver sozinha isso ajuda a tira o foco dela na solidao e fazer uns exercicios fisicos e de liderança e disciplina.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
jackson maciel treinador de caes 04/08/2012 14:29
meu nome é jackson maciel de oliveira treinador de caes. sobre latidos tambem podemos fazer alguns exercicios fisicos para gastar a energia acumulado pois passam muito tempo sozinhos isso gera muito ansiedade .tambem podemos colocar antes de sair alguns brinquedos com comida dentro p se destrair.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho