[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Nada de mordidas | Coluna É o Bicho | O POVO Online
É o bicho! 03/09/2011 - 01h30

Nada de mordidas

1. O que fazer quando nosso pet tão carinhoso resolve mostrar os dentes? Este problema é bem grave e as estatísticas são alarmantes. Só no ano passado foram registradas mais de 400 mil casos de mordidas no Brasil, mas muitas poderiam ser evitadas se houvesse maior conscientização sobre o comportamento desses nossos queridos amigões.

2. Geralmente os nossos animais mordem quando se sentem ameaçados ou estão com medo. Nesses momentos, eles podem estar definindo o seu espaço, sua alimentação, seus brinquedos ou até sua ninhada. Se algo se mover bem rápido, eles, por seu instinto predatório, podem atacar. Outros motivos podem estar relacionados com dor, irritação ou uma ameaça em sua posição hierárquica.

 

3. O ataque geralmente se concentra no rosto ou nas mãos. Locais onde a pele é mais frágil e as cicatrizes mais incomodam. Eu já fui mordida no nariz por um lindo Cocker Spaniel e meu filho foi mordido na cabeça, rosto e pescoço por um SRD da minha cunhada. Mas é possível evitar essas situações embaraçosas e doloridas se mantivermos o rosto a uma distância segura.

 

4. Aqueles abraços carinhosos, o fuçafuça e os beijinhos devem ser evitados sempre que não tivermos a certeza de que o pet é realmente dócil.

 

5. Outra dica é evitar olhar fixamente. Essa atitude pode ser considerada pelo pet como um confronto.

 

6. Ficar ligeiramente de lado é menos ameaçador para o cão. Esses cuidados também devem ser estendidos aos gatos.

 

7. Ao iniciar algum tipo de aproximação deixe o pet sentir o seu cheiro, assim ele estará mais seguro e confiante para iniciar um contato, afinal não existe nada tão prazeroso do que um carinho.

 

8. Ao sentirmos que o cão está seguro e relaxado, desça a mão que ele estiver cheirando para o seu corpinho e o acaricie. Toque embaixo do pescoço e no seu peito, áreas corporais que menos intimidam os animais. Evite pegar, principalmente, no rabo ou na cabeça.

 

Dica animal


1. No dia 9 de setembro será comemorado o Dia do Médico Veterinário. Não deixe de dar aquele abraço, agradecê-lo por cuidar com tanto carinho do seu bichinho. Se não for possível agradecer pessoalmente, use o telefone. A próxima coluna, do dia 10 de setembro, trará um lindo texto para prestigiar todos os profissionais que nos acompanha.

 

2. Vocês, leitores e amigos, com certeza já ouviram falar do aumento do Consumo Vegano pelo mundo. Sim, essa tendência de preservar o planeta está completamente globalizada, embora ainda tímida. Pesquisei alguns produtos e encontrei surpresas. Já existem empresas como a Vega que não adicionam nenhum produto de origem animal em seus suplementos alimentares. Na linha pet as marcas Pet Guard e Evolution Diet oferecem ração sem ingredientes de origem animal.

 

Participe! Envie sua foto com seu animalzinho de estimação para buchicho@opovo.com.br

Thereza Aragão buchicho@opovo.com.br
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho