[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Duques e barões | Coluna Das Antigas | O POVO Online
04/09/2009 - 20h09

Duques e barões

Demitri Túlio


Porque foi proibido de ir às gravações de um especial da Xuxa em Sobral, tentou se matar tomando uma cartela de Metiocolin B12. Comprimidos róseo-hepáticos engolidos a seco no quarto dos pais. Entre grogue e revirando os olhos, desmaiado nos braços de um vaqueiro da família, o menino foi levado às pressas para a Santa Casa de Misericórdia.

Era fã, de dar faniquitos, da Xuxa e sempre organizava musicais na garagem da casa. Enquanto o pai não chegava, se enfiava numa peruca loira, botas até os joelhos e roupas brilhosas que ele mesmo costurava. Tinha uns 14 anos e, mesmo depois de tantas surras, nunca abriu mão do sonho de ser uma paquita.

O pai era desses machões sobralenses. Mascate bem sucedido, da rama de um clã tradicional que dava nome a ruas, praças e favelas da cidade. Do naipe dos que foram iniciados por jumentinhas, cabras e cortesãs que serviram no casarão como empregadas. E quengas do mafuá de dona Enedina.

O menino nem sempre tinha o brinquedo que desejava. O pai enchia o quarto dele de bolas de futebol, autoramas do Fittipaldi, Ferroramas, índios, soldados americanos, cavalos, Forte Apache... Um dia, o açoitou porque o flagrou despindo o Falcon para ver o que havia entre as virilhas. Foi uma senhora pisa.

Integrante de uma liga católica, apesar de ter filhos fora do casamento e nunca ter deixado de se enrabichar com quem desse cambimento, foi aconselhado a mandar o filho para Fortaleza. Ali havia uns carismáticos que prometiam a cura de meninos salientes, metido às avessas.

E assim o fez. Deixou o rapazinho aos cuidados de uma irmã que morava na Duque de Caxias, esquina com Barão do Rio Branco, próximo à Igreja do Carmo. Nada lhe faltava, nem primos que por causa do Atari - presente do Dia das Crianças - o bajulavam.

- Tá bom de besteira véia de vídeo game. Vocês prometeram e agora vão brincar do que eu quero. Vamos brincar de escola. Eu sou a professora!

- Não, escola não. Besteira. De chute a gol na porta da igreja.

- Nem morta, é muito grosseiro e pode assustar a Carmô. Já sei, vamos brincar de boate.

- Boate? Como é que se brinca de boate?

- Fácil. Vamos para o meu quarto, eu apago as luzes, boto música das Frenéticas e da Xuxa e a gente dança...

- Não. É muita baitolagem.

Essa história termina assim. O menino de Sobral nunca mais voltou à casa do pai que um dia teve um derrame e ficou com uma banda morta. Jovenzinho, foi obrigado a entrar em uma comunidade carismática em São Paulo e virou padre. De volta a Fortaleza, não teve um ano que não comemorasse o aniversário no Duques e Barões - bar que ficava na esquina da rua Barão do Rio Branco com avenida Duque de Caxias. Era o Dia da Xuxa.

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Das Antigas

RSS

Das Antigas

Demitri túlio

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Das Antigas

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | Das Antigas