Beleza e Saúde 27/11/2016

Até a conquista da patente

notícia 0 comentários
Divulgação


1 Resultado de 15 anos de muito trabalho e seis anos de espera do Grupo Evidence, CONFIRMADÍSSIMA no O POVO Anuário da Saúde do Ceará, farmacêutica Dinalva Queiroz comemora a patente do Biolipídeo, nos Estados Unidos, e explica o passo a passo dessa conquista no maior mercado farmacêutico do mundo.


2 A pesquisadora diz que prendeu que a nanotecnologia poderia ser uma grande aliada. “Por meio de ensaios iniciais, descobrimos que, usando nanotecnologia, associada à biotecnologia, em harmonia com a fisiologia dérmica, seria capaz de realizarmos o nosso propósito”.


3 O segundo desafio foi adaptar a formulação final para uso em humanos.

 

“Depois de quase dois anos de muito trabalho e pesquisas, conseguimos chegar ao resultado esperado, após submeter o biolipídeo, veiculando hormônios a testes em humanos, no Instituto de Bioengenharia da Pele”.


4 A partir dos testes utilizando a Espectroscopia Confocal Raman, Dinalva Queiroz conseguiu demonstrar, entre outros resultados, que, quando associados os hormônios nanoestruturados a um sistema de Delivery Transdérmico Nanoestruturado (Biolipídeo), os hormônios são permeados por meio da pele, chegam à circulação sistêmica e são liberados gradualmente por 24 horas.


5 O próximo passo foi comprovar os resultados e a segurança do Biolipídeo numa população maior. Objetivo alcançado por estudo, em que médicos e pesquisadores acompanharam mais de 100 mulheres na menopausa por cinco anos, utilizando o Biolipídeo, associado a Estriol e Estradiol. “Os resultados foram excelentes. Índices de qualidade de vida e marcadores bioquímicos e corporais (pressão sanguínea, peso corporal/IMC, dosagens hormonais) melhoraram.”


6 “O quarto passo foi a submissão do meu projeto de Doutorado em Biotecnologia que teve como tema central o uso de hormônios nanoestruturados veiculados no Biolipídeo”. O trabalho da doutora Dinalva Queiroz foi agraciado com o primeiro lugar do Renorbio, maior rede de Doutorado de Biotecnologia do Brasil. Parabéns!!!

 

Galeria 

Sucesso a palestra “Ética em reprodução assistida”, do médico especialista em reprodução humana Fábio Eugênio Rodrigues, da Clínica Medicina Reprodutiva, no 29º Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia, no Centro Universitário Christus. Realização da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia.


Cirurgião plástico Valderi Vieira, no 53º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica 2016, no Centro de Eventos


Cirurgião plástico Afonso Ribeiro, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Ceará

 

Gastronomia funcional


BRIGADEIRO DE COLHER ZERO LACTOSE

Os chefs Natália dos Santos e Leonardo Carvalho, de São Paulo, ensinam a preparar quatro receitas zero lactose de dar água na boca, nas festas infantis.

 

Trago o brigadeiro de colher e, no nosso blog.opovo.com.br/beleza, você vai conferir o bolo de chocolate, buraco quente e mini hambúrgueres de alcatra com ketchup de maçã. Delícias!!!


INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de amido de milho Maizena

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 xícara (chá) de AdeS Original

1 embalagem de leite condensado zero lactose (395 g)

1 colher (sopa) de Becel Core


MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque o amido de milho Maizena, o chocolate em pó e o AdeS Original, e misture bem até dissolver. Junte o leite condensado zero lactose e o creme vegetal, e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, por aproximadamente 20 minutos, ou até começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, distribua o brigadeiro em 14 copinhos plásticos ou colheres e leve à geladeira por 30 minutos. Sirva a seguir.

 

conexão mãe & bebê

Um convite a descoberta de movimentos que conectam a mãe ao seu bebê usando a música e a dança como caminho para momentos de bem-estar e relaxamento.


É o Sling Dance, na AYOZen que proporciona às mães a saída de casa para uma atividade que, além de fazer bem ao corpo, convida as mães para uma atividade que, por ser integrada aos filhos, investe na conectividade afetiva.


O bebê fica tão bem encaixado no corpo da mãe, por meio do sling, que permite um fluir natural de movimentos; o embalo é tão relaxante que naturalmente as crianças dormem em meio à dança.


“As aulas são indicadas para bebês de quatro meses a dois anos, mas, a partir dos dois primeiros meses, algumas mães já os levam e os resultados são muito bons também”, diz Sasha Reeves, cap da AYOZen, que está na nossa revista O POVO Saúde & Beleza. Telefone: (85) 3099 1774.

 

Bate-Pronto 

 

DO CEARÁ PARA O MUNDO

Maior mercado farmacêutico do mundo, os Estados Unidos, rende-se ao talento cearense. É que o Grupo Evidence, controlador da Evidence – Farmácia com Manipulação, conseguiu a patente do Biolipídeo. “Um avanço pioneiro do Brasil na terapêutica de reposição hormonal por via transdérmica”, explica a farmacêutica Dinalva Queiroz, cap da Evidence e à frente das pesquisas e conquista da patente.


O POVO - O que significa para o Brasil conseguir a patente do Biolipídeo, nos Estados Unidos?


Dinalva Queiroz - Além de melhorar o desempenho do Brasil no Ranking Mundial de Patentes, a deferência do nosso pedido de patente (Grupo Evidence - Biolipídeo) significa um avanço pioneiro do Brasil na terapêutica de reposição hormonal por via transdérmica. Conseguimos demonstrar que o Biolipídeo, além de ser seguro e eficaz como escolha terapêutica para reposição hormonal, é uma invenção autêntica, capaz de promover resultados terapêuticos positivos.


OP - Como foram as pesquisas até a aprovação da patente?


Dinalva - As pesquisas e o desenvolvimento do Biolipídeo nasceram em meados de 2001, quando eu e meu sócio Elber Bezerra de Menezes percebemos a necessidade mercadológica da indústria farmacêutica em desenvolver produtos que respeitassem a fisiologia e as particularidades metabólicas de cada indivíduo.

 

Nesse meio tempo, as atividades de pesquisa e desenvolvimento entraram em ebulição e muito foi feito. E em meados de outubro de 2016, o maior mercado farmacêutico do mundo se rendeu ao nosso produto de patente.


OP - Para que serve o produto?


Dinalva - O Biolipídeo é um veículo nanoestruturado transdérmico com comprovada ação e segurança no delivery (entrega) de insumos farmacêuticos (hormônios, entre outros ) através da pele.


OP - Em quais casos é aplicado?


Dinalva – Atualmente, a sua maior aplicação vem sendo na administração transdérmica de hormônios, analgésicos, anti-inflamatórios e na cosmetologia com a otimização e reparo da hidratação, nutrição e rejuvenescimento da pele.


OP - Como os ativos são absorvidos pela pele?


Dinalva - O produto é aplicado sobre a pele e as nanopartículas são inicialmente permeadas através do estrato córneo e seguidamente pela epiderme e derme por um sistema de liberação gradual e contínuo, onde ganham a circulação sistêmica e se acoplam ao seu receptor na célula e vão exercer sua ação terapêutica.


OP - O processo difere muito da absorção oral?


Dinalva - Na administração pela via oral o princípio ativo é, inicialmente, biotransformado no fígado para depois se tornar disponível para sua ação terapêutica. Na biotransformação, alguns fármacos sofrem perda de atividade e geram uma série de efeitos colaterais. Já na via transdérmica, o fármaco não sofre metabolismo de primeira passagem hepática e logo que permeado, através da pele, fica disponível para exercer a sua ação terapêutica

> TAGS: fontelles roberta
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Beleza e Saúde

RSS

Beleza e Saúde

ROBERTA FONTELLES

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google