Beleza & saúde 06/12/2015

Balão intragástrico para redução de peso

notícia 0 comentários
{'grupo': 'Colunista', 'id_autor': 16311, 'email': 'roberta@opovo.com.br', 'nome': 'Roberta Fontelles Philomeno'}
Roberta Fontelles Philomeno roberta@opovo.com.br
Balão intragástrico é uma boa solução para quem deseja iniciar um processo de emagrecimento

1. O excesso de peso e a obesidade aumentaram, significativamente, nos últimos seis anos. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 50% da população apresenta sobrepeso, tornando a obesidade uma das doenças mais preocupantes da atualidade. “Antes, o sobrepeso atingia pessoas idosas. Agora, é a população mais jovem, que deveria estar produzindo, economicamente ativa, que é acometida pelo problema”, explica o médico endoscopista bariátrico João Paulo (CRM 9886 / RQE 5962), da Première Medicina e Saúde.

 

2. Algumas pessoas até tentam perder peso com tratamentos clínicos, acompanhamento de especialistas (nutricionistas, preparadores físicos e psicólogos), mas, mesmo assim, não conseguem. Aí entra como sugestão de tratamento o balão intragástrico, projetado para induzir a sensação de saciedade precoce e perda do apetite que auxiliam, e muito, no emagrecimento em pessoas com IMC (índice de massa corpórea) a partir de 27. “O balão proporciona uma redução na ingestão de novas rotinas de alimentação com diminuição de 20% a 30% do peso corporal”.

 

3. O médico endoscopista bariátrico João Paulo diz que o balão intragástrico é um casulo de silicone, com sistema valvular, introduzido no estômago do paciente por meio de endoscopia. “É projetado para permanecer na câmara gástrica por um período de seis meses. É preenchido com até 700ml de uma solução”. O perfil de quem procura o método é de mulheres que não conseguiram emagrecer depois da segunda gestação e homens com mais de cinco anos de casamento, que “colocam a culpa do sobrepeso no matrimônio”.

4O procedimento é realizado na própria Première Medicina e Saúde, tanto na colocação quanto na retirada do balão. “Seguimos todos os cuidados necessários, contamos com uma equipe, com anestesista familiarizado com esse tipo de procedimento, um auxiliar capacitado para ajudar o cirurgião em qualquer intercorrência”, ressalta.

 

5. É um procedimento considerado simples, realizado com sedação do paciente semelhante à de uma endoscopia. O paciente acorda depois de cerca de 15 minutos já com o balão intragástrico. “Após seis meses, realizamos um novo procedimento, com nova sedação, em que o balão é retirado”.

 

6. O período de seis meses é o suficiente para que o paciente faça uma reeducação alimentar e mude os hábitos de vida. “O balão é apenas um estímulo ao emagrecimento. É importante que o paciente mude seus hábitos comportamentais e de alimentação nesse período de seis meses”, avisa. E por ser temporário é que o balão intragástrico faz sucesso se comparado à cirurgia bariátrica, um método definitivo.

 

7. Não é só colocar o balão intragástrico que tudo está resolvido, não. Cabe ao paciente o compromisso de mudar de vida. “Não adianta só segurar a boca, a pessoa tem de recorrer a um tratamento mais amplo, com psicólogo, endocrinologista, nutricionista e praticar exercícios físicos”, aconselha o endoscopista bariátrico João Paulo.


ADAPTAÇÃO AO BALÃO

O corpo leva de três a cinco dias para se adaptar ao balão intragástrico. A fase de adaptação ao balão intragástrico depende muito de cada paciente. “Deixamos bem claro ao paciente que nos três primeiros dias é normal sentir náuseas. O balão é um corpo estranho dentro do estômago, que o organismo tende a jogar para fora, só que o balão não vai sair”, esclarece o médico endoscopista bariátrico João Paulo. Podem ocorrer também episódios de vômito, controlados por medicamentos.

 

No quinto dia, o paciente já estará totalmente recuperado, realizando todas as atividades normais do seu dia a dia. “Existem pessoas que não sentem praticamente nada, retornam ao trabalho no dia seguinte à colocação do balão, sem problema”, diz.

 

CONTRA-INDICAÇÕES

Pacientes bariátricos que voltaram a engordar após a cirurgia não têm indicação para a colocação do balão dentro do estômago. Existem algumas restrições em relação à colocação de balão intragástrico. O procedimento é contra-indicado a pacientes que já fizeram cirurgia no estômago, como a cirurgia bariátrica. “Algumas pessoas que já fizeram a bariátrica voltam a engordar e desejam colocar o balão. Só que não é possível, porque o estômago operado não aceita corpo estranho”. Estão excluídos também pacientes que sofrem com qualquer chance de sangramento estomacal, como úlceras gástricas ou doenças que dificultam a coagulação.


NA CABECEIRA

 

O livro O Peso das Dietas, da escritora Sophie Deram, PhD, Editora Sensus, é  bem esclarecedor sobre como fugir das dietas da moda e seguir uma alimentação saudável e perder peso sem sofrimentos. Preço médio: R$ 34,90

Médico especialista em reprodução humana Fábio Eugênio Rodrigues inaugura a clínica Medicina Reprodutiva, ao lado da ginecologista de prestígio nacional Paula Navarro, professora da USP, e médica Cristiane Holanda


Médico especialista em reprodução humana Fábio Eugênio Rodrigues com os médicos Marinaldo Melo e Márcio Herlon. Inauguração da clínica Medicina Reprodutiva


Sorelle Martins (no click, entre Armando Araújo, da Unique Maison, e maquiador Lincol Walra vel) realiza Celebration Make e confraternização de Natal da Dermage, próximo dia 8 de dezembro. Parceira com Benedicto Gelato Italiano e Take a Juice


Parabéns ao cirurgião plástico Cido Carvalho que trará ao Ceará o 53º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 11 a 15 de novembro de 2016, no Centro de Eventos, com 2.600 participantes, em média. “Somos o maior congresso de cirurgia plástica do mundo”, comemora



 

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Beleza e Saúde

RSS

Beleza e Saúde

ROBERTA FONTELLES

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google