[an error occurred while processing this directive] Açude que abastece Tauá sangra e traz esperança à população | Tauá | Ceará
rss
TRICI 24/01/2016 - 18h57

Açude que abastece Tauá sangra e traz esperança à população

O capitão Prado, do Corpo de Bombeiros de Tauá, alerta à população para redobrar os cuidados com o manancial cheio. O militar pede para que as pessoas que ingerirem bebida alcoólica não entrem no açude
notícia 5 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18847, 'email': 'lucasmota@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Mota'}
Lucas Mota lucasmota@opovo.com.br
ENVIADA POR LEITOR AO WHATSAPP DO O POVO
Açude Trici, em Tauá

Após uma semana de chuvas intensas em Tauá, no interior do Ceará, o açude Trici, que abastece o município, sangrou na madrugada deste domingo, 24. O volume acima da capacidade na barragem trouxe esperança à população, que não presenciava o sangramento há cerca de seis anos, devido à seca no Estado.

A sangria reuniu diversas pessoas no açude Trici. Uma fila de carros tomou a pista principal de acesso ao afluente. O comerciante Francisco Alves, 54, aproveitou a oportunidade para registrar uma foto com a esposa e o filho de nove anos.

"Um momento que a gente esperava há muito tempo. Nunca tinha visto tantas pessoas na região, muita gente batendo foto no açude. É uma sensação muito boa, estou muito feliz. Nós passamos dificuldades, foi preciso cavar um poço profundo para retirarmos água e já estava acabando", comentou ele.

ENVIADA POR LEITOR AO WHATSAPP DO O POVO
Francisco Alves e a família no açude Trici


O capitão Prado, do Corpo de Bombeiros de Tauá, alerta à população para redobrar os cuidados com o manancial cheio. O militar pede para que as pessoas que ingerirem bebida alcoólica não entrem no açude. Em Quiterianópolis, um homem morreu afogado em um açude do município. A vítima havia ingerido bebida alcoólica.

Conforme Prado, o abastecimento da cidade está garantido pelos próximos cinco anos, com o sangramento do açude Trici. "O povo está muito alegre, foram anos de seca. Há uma concentração grande de pessoas olhando o sangradouro. O abastecimento de Tauá estava vindo de Arneiroz, desde o ano passado", disse o capitão.

ENVIADA POR LEITOR AO WHATSAPP DO O POVO
Pessoas comparecem ao açude

O POVO Online tentou entrar em contato com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh-CE), mas as ligações não foram atendidas.

ENVIADA POR LEITOR AO WHATSAPP DO O POVO
Movimentação no açude foi intensa para ver o sangramento

Açudes sangrando

O açude Caldeirões, localizado no município de Saboeiro, foi o primeiro a sangrar no Ceará, na última terça-feira, 19. Neste domingo, o açude Colina, em Quiterianópolis, também sangrou.

Funceme
Apesar das chuvas recentes, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que o Estado possui 65% de chances de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016, entrando no quinto ano de seca. O órgão explica que, neste mês, as condições atmosféricas facilitaram a ocorrência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), fenômeno típico da pré-estação chuvosa, e trouxeram chuvas para o Ceará.

A Funceme aponta que essas características podem vir a persistir até meados de fevereiro, notadamente, na sua primeira quinzena, podendo ocasionar outros eventos de precipitação. Segundo a Fundação, um padrão de anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica condição de El Niño de forte intensidade no trimestre de fevereiro a abril de 2016.

espaço do leitor
Natanael Silva 24/01/2016 23:36
Tobias, este reservatório tem capacidade para mais de 16 milhões de m³ de água!
Jean 24/01/2016 22:54
Essa FUNCEME de nada serve, aliás, serve pra incutir o medo e a desesperança na cabeça do sertanejo.
CANUTO 24/01/2016 21:12
TA NA HORA DO GOVERNO MANDAR PARA ESCOLA ESSE PESSOAL ANALFABETO DA FUNCEME,QUE MANDA CHUVA E DEUS AMIGO,O NORDESTE TODO TA BANHADO DE CHUVA,ODINHEIRO MAL GASTO DO ESTADO COM ESSE PESSOAL DA FUNCEME.
Tobias 24/01/2016 20:29
Qual a capacidade de armazenamento desses açudes que estão sangrando? Se estavam secos, com pouco tempo de chuva eles já sangram? Não seriam esses reservatórios razoavelmente rasos?
Júnior Benevides 24/01/2016 20:08
Faço votos que a Funceme continue errando em seus prognósticos de chuvas, e que mais açudes sangrem em nosso Estado. Viva São Pedro! Viva a chuva, minha gente!
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Tauá - Dados do Município

VER COMPLETO

Banco de Dados O POVO

MPX Tauá, usina solar construída pelo grupo EBX

imgs/canalceara/municipios/taua.jpg

Tauá

CEP:
63660-000
Distância de Fortaleza:
344,7 km
Tempo estimado de viagem:
5h01min
Vias de acesso:
BR-020
Região administrativa:
15
Localização:
microrregião do Sertão dos Inhamuns
Municípios limítrofes:
Arneiroz, Independência, Mombaça, Parambu, Pedra Branca e Quiterianópolis

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Tauá

Área: 4.018,162 km² , Altitude: 402,7m
Latitude: 6º 00’ 11’’ , Longitude: 40º 17’ 34’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Tauá

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>