17 de maio de 2018 16/05/2018 - 18h14

Ceará é o quarto estado com mais mortes por decorrência de choque elétrico

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19155, 'email': 'gabrielserpa@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriel Serpa'}
Gabriel Serpa gabrielserpa@opovo.com.br
Acervo O POVO

O Brasil teve um aumento de 33,6% no número de acidentes causados por eletricidade, entre 2013 e 2017. Os dados são do Anuário Estatístico Abracopel de acidentes de Origem Elétrica e levam em consideração desastres causados por choques, incêndio de origem elétrica e descargas atmosféricas, mais conhecidas como raios. 
 
Em todo País foram registrados, ano passado, 1.387 acidentes, com 702 vítimas fatais, enquanto que em 2013 foram 1.038 casos e 631 mortes. O Nordeste é a região brasileira com maior índice de ocorrências 
envolvendo choques elétricos, 287, número que corresponde a 46% dos casos registrados no Brasil. 
 
O Ceará é o quarto estado com mais óbitos causados por choque, com 42 casos, ficando atrás apenas de Pernambuco (51), Bahia (57), e São Paulo (61). 
 
O relatório também mostra o número de incêndios que tiveram causas elétricas, como o que atingiu o prédio invadido no centro de São Paulo no último dia primeiro. O Nordeste e Sudeste são as regiões que mais registraram casos, ambas com 114, porém, na região nordestina foram constatadas cinco mortes, uma a menos que no Sudeste. 
 
No Ceará foram sete casos de incêndios, mas nenhuma morte. São Paulo lidera o ranking com 62 ocorrências e duas mortes em 2017. 

O número geral de acidentes motivados por raios no Brasil tev
e um crescimento considerável nos últimos cinco anos. Os índices subiram de 58 acidentes, em 2013, para 124, ano passado, um aumento de 113,79%. 
 
O engenheiro da área de eficiência energética da Enel Ceará, Marcony Melo, reforça a importância de um profissional qualificado para realizar as instalações elétricas. “Em uma obra, é muito importante que as instalações sejam feitas por alguém que esteja apto a realizar o trabalho, que saiba manusear os aparelhos e fiações. As ligações clandestinas e mal feitas são a causa de muitos acidentes”, diz. 
 
Marcony ainda aconselha que em caso de problemas elétricos, em casa ou na rua, o correto é entrar em contato com a Enel. “As vezes as pessoas esbarram em cabos na rua, e não sabem se está energizado, o correto é entrar em contato com a Enel para que manutenção seja realizada de forma correta e segura”, completa. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google