Intervenções Urbanas

Copa do Mundo deixará legado para o futuro

Fortaleza vai virar um canteiro de obras. Com a Copa, uns projetos serão acelerados e outros terão o impulso necessário para a implementação

Projetos como o Acquario Ceará fortalecerão a imagem de Fortaleza (Imagem: Divulgação)

Não é só o Castelão que ganhará com a vinda da Copa do Mundo de 2014 para a capital cearense. A confirmação da realização do evento na cidade, de acordo com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, garante a concretização de projetos que beneficiarão a cidade e deixarão um legado para o futuro.

Uns projetos serão acelerados em virtude do evento e outros terão o impulso necessário para a implementação. No total, o pacote de investimentos ligados direta ou indiretamente à Copa do Mundo, adiantam o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins, gira em torno de R$ 9 bilhões.

O Metrô de Fortaleza (Metrofor), após 10 anos de obras, será um dos projetos que mais ganham com a Copa do Mundo. Com a exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de maior mobilidade urbana, o metrô receberá uma terceira linha além das duas primeiras em construção - entre o Mucuripe e a Parangaba, com um ramal passando pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins e o estádio Castelão.

O plano de investimentos para a Copa do Mundo, que deve ser apresentado oficialmente pelo governador e a prefeita nas próximas semanas, destaca também a integração do metrô ao sistema de ônibus. Graças ao Programa de Transporte Público Urbano (Transfor), da Prefeitura, os veículos coletivos serão priorizados em vias com faixas exclusivas. Diversas avenidas da cidade serão alargadas, especialmente aquelas que dão acesso à região do Castelão.

Em virtude do aumento no fluxo de turistas durante o mês de Copa do Mundo, o aeroporto terá duplicada a sua área de passageiros e um projeto prevê a construção de terminal de passageiros no Porto do Mucuripe, para recepção de navios transatlânticos. A criação do espaço para hotéis flutuantes ajudará a reforçar a rede hoteleira, que precisa ser duplicada em cinco anos.

Até lá, Fortaleza deve contar ainda com dois equipamentos que fortalecerão o turismo na cidade: o Centro de Convenções, na avenida Washington Soares, e o Acquario Ceará, na Praia de Iracema. Tudo isso, juntamente com o projeto de despoluição da orla marítima e dos rios Cocó e Maranguapinho, ajudará a fortalecer a imagem de Fortaleza e do Ceará no cenário nacional e internacional.

Projetos relacionados direta ou indiretamente ao evento