[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Como retirar segunda via de documento de transferência do carro - Serviços - O POVO ONLINE
COMPRA E VENDA 18/06/2012 - 15h54

Como retirar segunda via de documento de transferência do carro

Compartilhar

Se você não é uma dessas pessoas mais organizadas do mundo e está prestes a vender seu veículo, cuidado para não deixar para a última hora a procura pelo documento de transferência.

Todo o processo de compra e venda do veículo é baseado na assinatura do atual proprietário no documento de transferência. Sem esse pequeno papel, a venda poder ir por água abaixo.

Como a recomendação é não deixar a transferência junto com os demais documentos dos veículos, muitos motoristas guardam o papel em algum lugar e esquecem onde foi.

Se você perdeu, rasgou ou teve esse documento roubado, aproveite para saber como retirar a segunda via. Primeiro, comece sabendo que o famoso, embora discreto, Documento Único de Transferência (DUT) não se chama mais assim. Atualmente, o Detran o chama de Certificado de Registro de Veículos (CRV).

Para retirar a segunda via, você precisa separar alguns documentos pessoais, que são a carteira de identidade (cópia), o Cadastro de Pessoa Física-CPF (cópia), um comprovante de residência (cópia), uma procuração pública específica, com firma reconhecida, no caso do impedimento do proprietário (exigência do órgão) e um Boletim de Ocorrência (B.0.).

O Detran exige que todos os documentos entregues em cópias sejam autenticados ou acompanhada do original.

Depois de separar os documentos, você precisa preencher a "requisição de 2º via CRV/CRLV".

De posse de toda a documentação, é hora de dirigir-se ao Detran para realizar a vistoria veicular. No mesmo dia, você pode dar entrada na documentação para conferência de documentos e preenchimento do formulário Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Dessa forma, você recebe a guia de arrecadação da taxa no valor de R$ 25,52 para pagar no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas.

Depois de pagar a taxa, o condutor deve voltar ao Detran para apresentar o comprovante de pagamento e, enfim, solicitar a emissão de 2ª via do documento. O Detran não informa quanto tempo esse processo leva, mas nunca é bom deixar para a última hora.

Saiba onde são os pontos de atendimento do Detran no Ceará.

undefined

Compartilhar

Compartilhe esta página

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object