O POVO CARIRI 17/08/2017 - 13h25

Conheça a criação responsável de pets no Cariri

A presidente do Grande Cariri Kennel Clube fala sobre a criação profissional de cães de raça na região e os eventos do setor, como a Expocães
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Revistas', 'id_autor': 19072, 'email': 'sabryna@opovo.com.br', 'nome': 'Sabryna Esmeraldo'})
Sabryna Esmeraldo sabryna@opovo.com.br
FOTOS: CAMILA DE ALMEIDA

Presidente do Grande Cariri Kennel Clube, adoradora e criadora de cães de raça pura, Gláucia Melo Barreto é defensora da criação responsável de cães. Garantir a preservação das variadas raças de cachorros, sem misturas indevidas para fins comerciais; apoiar e realizar eventos que estimulam a troca de conhecimento; e promover a criação responsável dos animais estão entre os principais objetivos do clube, segundo Gláucia.

Entre os eventos dos quais os membros do Kennel participam, estão o Encontro mensal de sócios e criadores, o Encontro de Raças Cariri e a Expocães, realizada anualmente na Expocrato.

“Além de confraternizar cães e donos, os eventos possuem a missão de orientar, ajudar na escolha de um cão, trocar ideias com criadores experientes, tirar dúvidas, enfim, ensinar a tão sonhada criação responsável por meio, ainda, de cursos, palestras e workshops. Lógico, isso impacta diretamente no mercado, pois terão consumidores mais conscientes e exigentes”, destaca. O cenário da criação de cães no Cariri e a atividade do criador profissional foram alguns dos pontos abordados pela criadora em entrevista à O POVO Cariri.

Com que proposta nasceu o Grande Cariri Kennel Clube? Quais são os principais objetivos do clube nesse cenário de criação de cães?
O clube nasceu com o propósito de comungar os vários adoradores de cães da região do Cariri. Tem como objetivo fomentar, orientar e divulgar a cinofilia regional e, consequentemente, nacional, por meio de criação e posse responsável, assim como o aprimoramento genético das espécies, combatendo as cruzas indiscriminadas e visando extinguir as falhas genéticas advindas de acasalamentos indevidos e/ou irresponsáveis.

O que caracteriza um criador profissional?
Em termos de clube cinófilo, criador é aquele que tem um afixo registrado em seu nome. Todo afixo, vulgarmente chamado de canil, recebe um número de Registro Nacional, na Confederação Brasileira de Cinofilia, e outro internacional, efetuado pela Federação Cinológica Internacional, na Bélgica. Deve ser único em seu nome (denominação), não devendo ter nome nem parecidos ao seu, quem dirá igual. A partir daí, todo cão nascido de cadelas de propriedade deste afixo receberá a sua denominação como sobrenome. Portanto, o que caracteriza um criador profissional, além desses requisitos administrativos, é o fato de ele estudar a raça que cria, procurar sempre um aprimoramento genético, por meio de seleção de plantel, aquisição de novas matrizes (cadelas), ou padreadores (cães), e ter plena consciência e responsabilidade no papel que lhe cabe na criação de cães e na sociedade.

Com quantos criadores profissionais-membros o Kennel conta hoje?
O Cariri Kennel abrange 32 cidades do Cariri. Nesse cenário de criadores profissionais, com canil oficialmente constituído e registrado, temos, hoje, no clube, 83 afixos. Desses, apenas metade está realmente ativo, ou seja, possui matriz reproduzindo. E uma média de 60 a 70 sócios, que não necessariamente têm canil, são apenas proprietários de cães de raça pura com registro.

Como o Registro Genealógico de Cães de Raça Pura (o pedigree) diferencia o animal? Como valoriza a raça?
Diferencia, primeiramente, pela presunção de qualidade e pureza que o pedigree carrega. A partir de um registro somos capazes de ir a origens bem remotas de determinado exemplar e estudar toda a sua linha de sangue, ver o que a genética daquele animal tem de bom e o que pode transmitir de menos agradável. A partir desse estudo, podemos elaborar planejamento de uma criação mais aperfeiçoada.

Todos os anos é realizada a Expocães durante a Expocrato. O que significa para o Cariri sediar esse evento? Vêm criadores de cães de outras cidades? Como avalia a representatividade dos cães participantes do Cariri no evento?
A Expocães é um mega evento. Uma das maiores, se não a maior exposição de cães em termos de público! Foi uma grande parceria entre o Kennel e a Comissão Gestora da Expocrato levá-la para o parque de exposições e inseri-la no calendário da festa. Por ser uma Exposição Internacional e Pan Americana com outorga de títulos, trazemos para o Cariri árbitros de peso da Cinofilia Internacional. Este ano, nossos juízes virão da Índia, da África do Sul e da Argentina. É uma imensa responsabilidade realizar e sediar esse evento, pois participam grandes criadores nacionais e internacionais em busca de títulos. Isso faz ainda com que nosso criador local tenha acesso aos melhores exemplares de cada raça, veja e avalie a sua própria criação e tenha parâmetros para decidir o que quer para o seu plantel.

GRANDE CARIRI KENNEL CLUBE
Fundado em 1971, em Juazeiro do Norte, o Grande Cariri Kennel Clube, antes denominado Juazeiro Kennel Clube, é a única entidade cinófila no interior do Ceará reconhecida e autorizada pela Confederação Brasileira de Cinofilia, entidade acional com sede no Rio de Janeiro, e pela Federação Cinológica Internacional cuja sede é na Bélgica. Conforme Portaria do Ministério de Agricultura e Abastecimento, também é o único clube do interior do Estado que pode emitir o Registro Genealógico de Cães de Raça Pura (o pedigree).

SERVIÇO
Expocães
Data:
16 de julho, a partir das 11h
Local: Parque de Exposições – Crato-CE
Informações: (88) 99706 5400/ 99966 9768

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS