AVENTURA 06/06/2017 - 19h15

Saiba como se planejar para levar o pet na viagem de férias

Levar seu bichinho de estimação em uma viagem é possível, basta se organizar com antecedência. Veja algumas dicas de como se preparar para o passeio
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'})
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Foto: Africa Studio/Shutterstock

As férias de julho estão chegando e, para muitas pessoas, o plano é aproveitá-las com uma viagem. Para quem tem um pet, é difícil viajar e deixá-lo, tanto pela saudade quanto pelo bichinho, que muitas vezes é considerado membro da família, fica triste e sem comer quando sente a falta do tutor. Pesquisa feita pela momondo, buscador de passagens aéreas e de hotéis, aponta que 33% dos brasileiros gostariam de levar seus pets durante as férias, mas não conseguem, 15% evitam viajar para não deixá-los sozinhos e 7% já se arrependeram em uma viagem porque não puderam levá-los.

Se você é uma dessas pessoas que gostaria de levar o seu animal de estimação para suas aventuras, planejar a empreitada com o checklist abaixo pode ser o caminho para escolher o próximo destino e aproveitar junto ao amiguinho. Veja algumas dicas da momondo de como se preparar para o passeio:

Veterinário
O primeiro passo deve ser uma visita ao veterinário para um check-up no mascote. O médico também vai verificar se a carteira de vacinação está em dia. Em caso negativo, as vacinas serão aplicadas. É importante ir ao profissional com antecedência, pois, em alguns casos, a vacina precisa de pelo menos três semanas para ter eficácia. Com tudo ok, ele vai atestar que o pet está apto a viajar.

Documentação
Se você vai com o bichinho para o exterior, ele também precisa de identificação. Se o país de destino fizer parte do PETS Pet Travel Scheme, é necessário que o animal tenha um passaporte, que contém informações como vacinas, número do microchip e assinatura do veterinário responsável. O PETS ainda não é padronizado, portanto, é sempre bom fazer uma pesquisa sobre as políticas de viagem com animais dos países de chegada e partida durante o planejamento da viagem. O uso de uma plaquinha de identificação, com número de telefone e endereço da sua hospedagem, também é importante. Caso o mascote se perca, será mais fácil encontrá-lo.

Durante a viagem
Se o seu pet é agitado e brincalhão, nada de usar remédios para acalmá-lo durante a viagem. A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) recomenda que o animal esteja livre de remédios, para evitar complicações com a respiração e o equilíbrio durante o voo. A melhor alternativa é utilizar métodos naturais, como pastilhas homeopáticas ou óleo de lavanda para massagem, ou “cansar” o seu bichinho antes do embarque. Assim ele pode dormir durante o trajeto.

Foto: Photo_master2000/Shutterstock

Vai de avião?
Verifique qual é a política para embarque de animais adotada companhia aérea pela qual você vai viajar, pois as regras e valores podem variar de empresa para empresa. Se o pet é de pequeno porte, dependendo do peso — que varia de acordo com a operadora —, é possível levá-lo na cabine junto com você, dentro da caixa de transporte que atenda às especificações da IATA e que caiba no espaço abaixo da poltrona da frente. Os animais maiores são transportados no bagageiro do avião. Planeje-se para chegar ao aeroporto com antecedência de pelo menos três horas antes do horário do voo, para garantir o procedimento de embarque do seu amigo de estimação.

A viagem é de carro?
Não é porque a viagem será feita no seu veículo que o transporte do animal de estimação pode ser feito de qualquer forma. Equipamentos de segurança como cestos e assentos específicos para pets e coleiras para carro são opções seguras para transportar seu mascote. As caixas de transporte também funcionam bem para viagens de carro. Em viagens longas, lembre-se de fazer paradas a cada duas ou três horas, para que o animal possa fazer suas necessidades e caminhar um pouco.

Acomodação pet friendly
Muitos hotéis, pousadas e outros tipos de acomodação — como quartos ou casas alugadas em sites especializados — são pet friendly. Isso quer dizer que eles aceitam seu bichinho de estimação como hóspede. As regras e eventuais taxas extras variam de acordo com o estabelecimento, então a dica é se informar diretamente com o local escolhido.

A mala do pet
É importante levar objetos que sejam familiares para o mascote para que ele se sinta a vontade durante as férias. Que tal levar aquele brinquedo de que ele tanto gosta? Um cobertor, a ração com a qual o pet é acostumado e pratinhos para água e comida não podem faltar na malinha do animal.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS