ETIQUETA 04/08/2016 - 10h46

O que você não deve fazer durante um voo

Mesmo sem perceber, algumas atitudes podem transformar a tão esperada viagem em horas desconfortáveis para os outros passageiros. Confira dicas de comportamento para não causar problemas durante voos
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Shutterstock/Matej Kastelic

Seja para conhecer um novo destino nas férias ou em feriados ou até para participar de shows e eventos em outras cidades, viagens de avião oferecem praticidade e são cada vez mais comuns. Porém, algumas atitudes podem tornar a viagem dos demais passageiros menos prazerosa, principalmente aquelas de maior duração. Portanto, desde a espera no aeroporto até o momento do desembarque, é importante ter alguns cuidados com a maneira de se comportar.

Alguns passageiros levam muitas bagagens de mão, outros ficam em pé no corredor antes de o desembarque ser liberado e há ainda aquele grupo que viaja fazendo barulho. Muitos são os casos que podem ser evitados para que o trajeto seja mais tranquilo para todos. “Minha pior experiência foi quando um grupo de passageiros extremamente bêbados me agrediu verbalmente por ter reclamado sobre o barulho deles para um comissário de bordo”, afirma a estudante universitária Marina Rosa.

Outro ponto que causa desconforto é o mau uso do compartimento de bagagens. “Tem gente que leva bem mais de um volume e entra logo no avião, guardando bolsa, travesseiro, casacos e ocupando o espaço que é para ser de outras pessoas”, pontua a estudante Marianna Calixto. Dentre as suas experiências, ela acrescenta que há quem goste de conversar com os passageiros ao lado, que nem sempre têm coragem de dizer que querem ficar em silêncio. “Você tem que perceber se está incomodando, se a pessoa realmente quer conversar ou se você está atrapalhando.”

Selecionamos algumas dicas da coordenadora do curso de Etiqueta e Comportamento Corporativo do Centro Europeu de Curitiba, Silmara Leite Ribeiro Santos, para evitar esse tipo de situação. Confira abaixo.


Respeite o horário de antecedência em sua viagem
Em voos nacionais, chegue pelo menos uma hora antes. Para voos internacionais, a antecedência tem que ser de pelo menos duas horas.

Deixe os objetos metálicos em uma única bagagem
Assim ela será facilmente conferida pelas autoridades, poupando, inclusive, o tempo de quem está atrás de você. Também é interessante antecipar a retirada dos documentos no momento do embarque.

Procure levar apenas uma bagagem de mão
Se você levar bagagem em excesso, vai ocupar espaço destinado a outros passageiros.

Evite bebidas alcoólicas
Sozinho ou em grupos de amigos, evite ficar bêbado e fazer barulho durante o voo.

Se for conversar, respeite os demais. Quanto mais tranquilo e calmo for o ambiente, melhor
Além de não falar alto, perceba se está incomodando a pessoa ao lado, caso inicie uma conversa.

Respeite as orientações passadas pelos comissários de bordo
Evite fazer brincadeiras e não levar as recomendações a sério. Inclusive, respeite a orientação de não levantar até que a porta esteja aberta para desembarque.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Teaser da 11ª edição da Revista O POVO Cariri play

Teaser da 11ª edição da Revista O POVO Cariri

anterior

próxima

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS