SEDENTARISMO 22/08/2017 - 17h30

Retornar à pratica de exercícios requer cuidados

Falta de tempo e cansaço levam, muitas vezes, as pessoas ao abandono das atividades físicas. Supino, agachamento e remada são, segundo especialista, ideais para se libertar do sedentarismo com segurança para o corpo
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'})
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br

(Shutterstock/Dusan Petkovic)
Os exercícios indicados para o momento de retorno às atividades físicas são os multiarticulares
Com a rotina agitada do dia a dia, conciliar compromissos pessoais e profissionais com atividades físicas pode ser um grande desafio. Em consequência, muitas pessoas acabam ficando sedentárias. Para as que desejam voltar aos treinos, porém, é necessário frisar que o retorno aos exercícios pede alguns cuidados – como alongamento e aquecimento, que devem ser tomados para melhor readaptação do corpo.

Segundo o personal trainer Romney Dantas, 44, ao voltar às práticas físicas, o mais importante é reconhecer que ocorreram mudanças no corpo. "É preciso que a pessoa tenha, por exemplo, consciência de que as definições que ocorreram no corpo na época em que malhava desapareceram. Houve perda de massa magra, força e resistência", afirma Dantas. Ele acrescenta que, por diversas vezes, as pessoas querem treinar com a mesma quantidade de peso que costumavam levantar quando iam à academia com frequência.

Realizar atividades com pesos corretos e executar exercícios de forma crescente fazem com que o corpo readapte-se a atividades corretamente. "É importante voltar às atividades com peso em volume baixo. A frequência e a intensidade dos treinos também devem ser menores que antes", explica. O personal trainer enfatiza que, durante o processo, a presença de um profissional é necessária.

Como retornar

De acordo com o Dantas, cada pessoa precisa de instruções específicas para atingir seus objetivos. Porém, em geral, os exercícios indicados para o momento de retorno são os multiarticulares - que trabalham mais de um grupo muscular. "Os exercícios que devem ser feito são aqueles que envolvem diversos músculos em um único movimento", pondera Dantas. Confira quais exercícios multiarculares são indicados para esse momento.

1. Supino
O supino é, em essência, o levantamento de peso voltado ao desenvolvimento dos músculos peitorais, tornando-os maiores. A nível secundário, envolve músculos deltoide, serrátil anterior, coracobraquial e tríceps braquial.

(Shutterstock/BLACKDAY)
Levantamento de peso voltado para o treinamento dos músculos peitorais maiores.

2. Agachamento
O agachamento trabalha glúteos (bumbum), quadríceps (coxas) e tronco. O exercício também abrange o reto abdominal e os eretores da espinha.

(Shutterstock/ wavebreakmedia)
Trabalha glúteos, quadríceps (coxas) e tronco.
 

3. Remada
As remadas são atividades que, além de desenvolverem os músculos do braço, trabalham a musculatura das costas.

(Shutterstock/Lucky Business)
Desenvolve os músculos do braço.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS