HÁBITOS SAUDÁVEIS 18/08/2017 - 18h10

Como fazer com que o intestino funcione bem

Alimentos ricos em fibras somados ao estilo de vida saudável podem ser aliados no combate ao intestino preguiçoso, que atinge até 20% dos brasileiros
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'})
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br

(Foto: Shutterstock/ Merla)
Para quem convive com o problema, ir ao banheiro torna-se um grande desafio
Conhecida como prisão de ventre, a constipação intestinal é um problema comum e que pode afetar pessoas de qualquer idade. O distúrbio traz sensações desconfortáveis aos que têm dificuldades de ir ao banheiro regularmente e, para quem convive com o problema diariamente, o momento torna-se até mesmo um grande desafio.

Consumir alimentos ricos em fibras e ingerir a quantidade de água necessária por dia são, segundo o gastroenterologista Tiago Coelho, ações que podem resolver o problema e ajudar quem sofre com intestino preguiçoso. "O ideal é seguir uma dieta rica em fibras e consumir, pelo menos, 30 gramas de fibras por dia. Além disso, ingerir a quantidade de água necessária e praticar exercícios físicos são meios que ajudam a regular o intestino preguiçoso", afirma Tiago Coelho.

De acordo com o médico, a prisão de ventre também pode acontecer por consequência de outros motivos, como uso de medicamentos, a exemplo de antidepressivos e calmantes. "Se mesmo com um estilo de vida saudável o problema persistir, o ideal é que o paciente procure um coloproctologista ou gastroenterologista para investigar", alerta.

PESQUISAS 

Dados de 2016 divulgados pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB) mostram que a prisão de ventre afeta cerca de 20% dos brasileiros. O órgão aponta que mulheres acima de 50 anos são as mais prejudicadas pelo problema e especialistas afirmam que alterações intestinais passam a ser comuns após cirurgias e partos. 

(Foto: Shutterstock/ Baibaz)
Ameixa, mamão e laranja são alimentos ricos em fibra
Conheça cinco alimentos ricos em fibras e ideais para combater o intestino preguiçoso.

1. Ameixa
Rica em fibras solúveis e insolúveis, a ameixa, por aumentar a absorção de água durante a formação do bolo fecal, melhora o trânsito intestinal.

2. Mamão
O mamão, especialmente o papaia, ajuda a "irrigar" as fezes e contém fibras insolúveis que, por sua vez, ajudam no redimento do intestino.

3. Alho
Rico em inulina e "alimento" para as bactérias amigas do intestino, o alho ajuda na aceleração do trânsito intestinal, pois seu processo de fermentação no trato gastrointestinal estimula a absorção de água e o aumento do bolo fecal.

4. Farelo de aveia

O farelo de aveia é a parte mais externa do tradicional cereal, mais especificamente a casca da aveia antes do refinamento. Por possuir essa característica resistente, estimula o crescimento das bactérias boas do intestino e melhora a mobilidade nele.

5. Sementes

As clássicas sementes - linhaça, chia, gergelim, entre outras - são encontradas em pães e diversos outros alimentos e, pelo fato de conterem fibras, ajudam na regulamentação do trânsito intestinal. 

ÁGUA

A água também é importante, já que ela mantem o corpo bem hidratado, ajudando a expelir as fezes, e equilibra a absorção de fibras do corpo. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS