ALERTA 08/08/2017 - 10h15

Quando comer demais deve tornar-se preocupação

Relacionamentos frustrantes e problemas familiares e profissionais podem ser razões para um quadro de compulsão alimentar, aponta especialista. Confira causas do distúrbio e respectivos sinais do transtorno
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'})
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br

(Foto: Shutterstock/Photographee.eu)
Ansiedade e depressão são os principais motivos que levam as pessoas ao hábito de comer compulsoriamente
Sem escolher suas vítimas, a compulsão alimentar é um distúrbio que pode ocorrer com qualquer pessoa. O problema acontece quando, mesmo sem fome, consome-se constantemente grande quantidade de comida em um curto intervalo de tempo. Ansiedade e depressão são os principais motivos que levam as pessoas a adquirirem o hábito de comer compulsoriamente.

"A ansiedade e a depressão fazem com que essas pessoas tentem encontrar na comida um meio para se sentirem melhor", afirma a psicóloga Arislene Monteiro. Ela acrescenta que, muitas vezes, relacionamentos frustrantes e problemas familiares e profissionais podem ser razões para um quadro de compulsão alimentar.

O distúrbio também pode acontecer em crianças, afirma a profissional. "Quando a compulsão alimentar acontece na infância, é preciso investigar o motivo de isso estar acontecendo. Se é carência, solidão ou qualquer outra razão que está ocasionado o problema", alerta.

PERFIL  

Pessoas que sofrem desse transtorno, por comerem bastante mesmo na ausência de fome, e, em geral, terem uma vida sedentária, tendem a ser obesas, o que potencializa o surgimento de doenças. "Para tratar o problema, é necessário primeiro que descubramos o que vem causando a compulsão alimentar e em qual nível isso está. Em seguida, vamos tentar tratar esse nível por meio da terapia", afirma Arislene.

A busca por esportes ou algo motivador também é, segundo a especialista, um ótimo meio para se libertar do transtorno. "Hoje em dia, a sociedade exige muito das pessoas, idealizando estilos de vida e imagens. Porém, diversas vezes, algumas não estão preparadas para se encaixar nos modelos que a sociedade considera ideais. Assim, elas entram em uma compulsão alimentar, para aliviar esse sentimento”, finaliza.

SINAIS

Diversos comportamentos podem acender o sinal de alerta para a compulsão alimentar. Confira cinco deles:   

1. Comer em excesso quando se está sob pressão, nervoso, chateado ou ansioso;
2. Ingerir grande quantidade de comida mesmo sem sentir fome;
3. Comer sozinho e escondido;
4. Comer até se sentir mal;
5. Sentir culpa após um ato de descontrole.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS