SAÚDE 23/07/2017 - 12h55

Diferenças entre chás e infusões e benefícios de ambos

Apesar das particularidades, as duas bebidas encontram nos efeitos diurético, anti-inflamatório e antioxidante, entre outros, a razão para serem recomendadas por nutricionistas como parte da dieta alimentar
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Buchicho', 'id_autor': 19017, 'email': 'kellyhekally@opovo.com.br', 'nome': 'Kelly Hekally'})
Kelly Hekally kellyhekally@opovo.com.br
Shulevskyy Volodymyr/Shutterstock
O matechá pode ser considerado um superalimento, conceito dado a alimentos com altos teores de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes

Não é de hoje que a "lista de benefícios" dos chás e infusões integra a dieta alimentar de muitas pessoas, especialmente das que buscam hábitos mais saudáveis para o dia a dia. Com receitas clássicas e renovadas, essas bebidas são lembradas pelas suas vantagens terapêuticas.

Entre as duas bebidas, porém, existe uma sutil e não tão conhecida diferença. De acordo com a nutricionista Larah Nóbrega, é correto chamar de chá bebidas feitas a partir da Camellia sinensis - ou chá-da-índia. As demais, preparadas com outras ervas e frutos - por exemplo, ibisco, canela, maçã, gengibre, camomila - são infusões. Mas, independente do conceito, servidos quentes ou gelados, os chás e as infusões são uma barreira ao envelhecimento precoce, ajudam no controle da glicemia e do colesterol e possuem ação diurética, entre outros benefícios.

"Chás e infusões possuem diversos efeitos positivos no nosso organismo. Dentre algumas propriedades, pode-se destacar o hepatoprotetor, presente no boldo; calmante, na camomila e melissa; estimulante da digestão, no alecrim e hortelã; além das propriedades antioxidantes e diuréticas, da cavalinha e do hibisco", pontua a nutricionista Manuela Ribeiro.

Manuela descreve que algumas substâncias, como epigalocatequina galato do chá verde, exercem desde funções termogênicas a hipoglicemiantes, ideais à resistência à insulina e ao diabetes. "Infusões como as de canela e gengibre funcionam como excelentes antiinflamatórios, modulando efeitos benéficos para pessoas com sobrepeso, hipertensos e diabéticos", explica ainda.   

Chás e infusões e suas cores
Sócia da franquia Tea Shop de Fortaleza, Larah explica que as cores dos chás e infusões ditam, em geral, suas propriedades. Segundo a profissional, os chás e as infusões brancos possuem forte ação diurética e os verdes, antioxidante. Ela destaca ainda que os vermelhos têm perfil emagrecedor e os pretos, energizante.

"A flor do ibisco, a cavalinha e o matechá - que pode ser considerado um superalimento já que tem potencial alimentar maior que o do brócolis, espinafre e açaí, por exemplo - são tipos que, pelo que vimos aqui na loja, caíram no gosto dos fortalezenses", diz. 

Consumo e preparo
Embora os chás e infusões tragam benefícios, o consumo das bebidas precisa ser discutido com um médico ou nutricionista, uma vez que a ingestão repetida, ou em altas doses, pode causar reações adversas.

Manuela conta que, apesar de a quantidade variar de acordo com cada pessoa, há aspectos gerais para o preparo. "A quantidade média ideal é a de 1 colher de chá da erva para 200 ml de água. O tempo de infusão também varia muito, mas para os chás é de em média 2 minutos, enquanto algumas infusões podem chegar até a 10 minutos", finaliza.  
 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS