BELEZA 14/07/2017 - 11h28

Cuidados básicos para a saúde e a pele aos 30, 40 e 50 anos

Manter o corpo saudável pode não ser tarefa fácil, especialmente nessas faixas etárias. Veja dicas de cuidados que devem ser tomados por quem tem essas idades e descubra que ações simples fazem sim a diferença
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'})
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
JL-Pfeifer/Shutterstock

Chegar à maturidade com saúde e corpo bem cuidados é o desejo de muitos. A partir dos 30 anos, homens e mulheres buscam tratamentos estéticos para o rosto e para o corpo, a fim de evitar que os sinais do envelhecimento, como rugas e a flacidez da pele, fiquem aparentes. Fique por dentro de alguns desses cuidados que devem ser tomado aos 30, 40 e 50 anos.

Aos 30
Para os que acabaram de "trintar", as cápsulas de colágeno — proteína que confere estrutura, firmeza e elasticidade à pele — hidrolisado e de vitamina C são boas opções para prevenir o envelhecimento e aumentar a densidade óssea, já que a partir desta idade acontece a redução da quantidade de colágeno produzida pelo corpo. O protetor solar e cosméticos anti-idade devem ser utilizados diariamente para prevenir as linhas de expressão, rugas e manchas na pele.

Além disso, ao entrar na fase dos 30, é importante ter o hábito de fazer consultas de rotinas e um check-up pelo menos uma vez ao ano. Mudanças de hábitos, como a reeducação alimentar, parar de fumar e evitar o sedentarismo, também são importantes, pois é nesse período da vida que começam a acontecer, normalmente, alterações hormonais e metabólicas.

Aos 40
Se há algumas décadas a expectativa de vida era de 40 anos, atualmente, as pessoas nessa faixa etária são consideradas ainda jovens e cheias de vitalidade. Entretanto, ao entrar nessa faixa etária, a atenção, principalmente para a saúde, deve ser redobrada. Para as mulheres, nessa fase ocorrem alterações hormonais como irregularidade no ciclo menstrual, em razão da proximidade da menopausa. Por isso, é importante ter acompanhamento de um ginecologista e um endocrinologista e, se necessário, fazer reposição hormonal. Exames como mamografia e ultrassom da mama tornam-se importantes a partir dessa idade.

Para evitar o envelhecimento da pele, além de produtos como cremes anti-idade, é importante a manutenção da rotina de cuidados. Suplementação de colágeno e de vitaminas, uso do protetor solar, hidratação da pele e também do corpo, com ingestão de bastante água - essas ações devem ser tomadas, preferencialmente, aos 30. Práticas como boa alimentação, atividades físicas, evitar fumar e, sob indicação do dermatologista, alguns procedimentos estéticos — peeling, por exemplo — também auxiliam no retardamento do envelhecimento.

Aos 50

Ao atingir os 50 anos, os cuidados com a saúde merecem ainda mais atenção: muitas mulheres chegam a menopausa entre os 48 e os 52 anos. Após esse evento, elas se tornam grupo de risco para a osteoporose, que também ocorre nos homens, em menor proporção. Por isso, ter um cuidado especial com os ossos é importante. Neles, pode acontecer queda nas taxas de testosterona. A partir desta idade, o exame de próstata deve começar a ser feito, com periodicidade anual. Os cuidados são cumulativos aqueles tomados a partir dos 30 e dos 40 anos: portanto, são imprescindíveis uma rotina saudável e o hábito de visitar um médico e fazer check-ups pelo menos uma vez ao ano.

Para a pele, além dos cuidados anteriores, capriche na hidratação do pescoço, colo e mãos, regiões que, com o passar do tempo, acabam evidenciando com mais facilidade oa sinais de envelhecimento. Cosméticos indicados por profissionais e tratamentos estéticos, como a toxina botulínica (botox), luz pulsada e laser fracionado auxiliam na manutenção da pele rejuvenescida, ao corrigir linhas de expressão, clarear manchas e melhorar a flacidez.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Teaser da 11ª edição da Revista O POVO Cariri play

Teaser da 11ª edição da Revista O POVO Cariri

anterior

próxima

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS