MULHER 07/07/2017 - 16h26

Verdade ou não: sete dúvidas sobre a menstruação

Durante a menstruação o corpo para de crescer? Quais alimentos evitar? É possível engravidar durante o período menstrual? Fique por dentro das realidades sobre o período e saiba quais alimentos devem ser evitados "naqueles dias"
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'})
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
Foto: MsMaria/shutterstock

Desconforto, incômodo, dores de cólicas e mau humor. São muitas as reclamações das mulheres quando o assunto é menstruação e, com isso, surgem dúvidas durante esse período.

A menstruação nada mais é do que um ciclo de eliminação de sangue de tecidos inúteis do endométrio e está presente na vida de mulheres em idade fértil. Nas brasileiras, a primeira menstruação acontece, em média, a partir dos 12 anos de idade, marcando o fim da infância e início da adolescência - o melhor é que o "virar mocinha" deve ser encarado com naturalidade e delicadeza.

Embora a menstruação seja comum no decorrer da vida das mulheres, muitas delas ainda carregam dúvidas simples sobre o assunto. Normalmente, são informações passadas pela família de geração para geração, mas que nem sempre têm explicação médica. Às vezes, por timidez, a paciente não pergunta a um profissional responsável e a interrogação vai persistindo.

Para a ginecologista Analiana Arrais, os muitos mitos durante esse período fazem com que mulheres tenham receio em conversar sobre o assunto com um profissional da área. "A mulher precisa entender o próprio corpo e a verdade sobre ele. E é esclarecendo suas dúvidas sobre esse período que muitas delas [mulheres] terão um melhor entendimento sobre o assunto.”

Para esclarecer esses mitos que, via de regra, passam de mãe para filha, as Revistas O POVO separaram algumas das dúvidas mais frequentes sobre a menstruação e se elas são mitos ou verdade.

1. Mulher menstruada não pode doar sangue
MITO. Segundo a ginecologista Analiana Arrais, a mulher pode doar sangue normalmente, desde que os exames que serão feitos antes da doação estejam regulares. "Não existe problema algum durante a menstruação que impeça a mulher de doar sangue. Se na triagem da doação tudo estiver de forma normal, ela [mulher] pode doar sem nenhum problema."

2 Mulheres que fazem sexo durante a menstruação não correm risco de engravidar
VERDADE. Inúmeros médicos dizem que as chances de gravidez no período menstrual são quase nulas. "A menstruação é uma descamação do endométrio na mucosa que recobre a face interna o útero", explica a médica.

3. A mulher para de crescer durante a menstruação
MITO. Em alguns casos em que ocorre a monarca – primeira menstruação - ela pode atrapalhar o desenvolvimento do corpo. "Quando a menstruação ocorre precocemente, pode acontecer um retardo no crescimento do corpo. Porém, isso acontece em casos raros e, mesmo assim, pode ser resolvido com tratamentos especializados."

4. Não se pode praticar atividade física durante a menstruação
MITO. Exercícios físicos são fundamentais para manter a qualidade de vida em qualquer pessoa e momento. No período menstrual, eles ajudam a controlar a dor das cólicas devido à liberação de hormônios de prazer.

5. Existe maior tendência a acne durante o período menstrual 
VERDADE. Inúmeras alterações hormonais acontecem nesse período e aumentam as chances de aparecimento de acnes. O hormônio luteinizante – responsável por produzir células da glândula hipófise - é um dos principais causadores das populares espinhas. "A principal característica é a oleosidade em excesso da pele e por conta desse hormônio [luteinizante], comum durante a menstruação, o aparecimento das temidas acnes torna-se mais comum", diz a profissional.

6. Ter relações sexuais no período menstrual aumenta risco de contrair DSTs
MITO. Ainda segundo a ginecologista Analiana Arrais, o que pode acontece é a doença ser contraída por infecções no canal vaginal. Ela enfatiza que, durante a menstruação ou não, fazer sexo desprotegida aumenta o risco de contrair qualquer doença sexualmente transmissível. "Todos nós sabemos que durante uma relação sexual precisamos ter as devidas proteções. Não é a menstruação que vai fazer com que a mulher contraia com mais facilidade essas doenças [DSTs]. Além disso, o que pode colaborar para a doença são inflamações decorrentes de outros motivos", esclarece a ginecologista.

7. Inchaço no corpo é mais freqüente nos dias de menstruação
VERDADE. Os hormônios contribuem para a formação de edemas – acumulo anormal de líquidos nos tecidos do corpo. "Durante a menstruação, o acúmulo de líquido no corpo é maior por conta da liberação dos hormônios em larga escala. O recomendado é a pratica de exercícios para diminuir este desconforto."

Cinco alimentos para evitar no período menstrual 

1. Cafeína
É preciso evitar cafeína e produtos como o chocolate e refrigerante de cola. Estes alimentos estreitam os vasos sanguíneos e desidratam o corpo, gerando dores de cabeça e aumentar o nervosismo.

2. Sorvete
Os laticínios e queijos são ricos em gorduras. Para não ficar sem consumir o sorvete, procure produtos livre de lactose.

3. Grãos refinados
Esses produtos acabam perdendo conteúdo nutritivo durante seu processamento industrial. Com isso, podem interferir nos níveis de açúcar no sangue e no controle do apetite entre as refeições, fatores que podem piorar cólicas, fortes dores de cabeça, retenção de líquido e indisposição durante o período.

4. Açúcar
Os alimentos açucarados ajudam a incrementar e bloquear o açúcar no sangue. Isso faz com que as mulheres, no período, fiquem de mau humor. Portanto, é interessante reduzir o consumo de bolos e doces.

5. Frituras
Fuja dos fast food. Alimentos elaborados nestes locais passam por diversos processos, que visam a aumentar tempo de conserva e sabor. São produtos que sobrecarregam o fígado e, consequentemente, tornam a digestão mais difícil com alta carga de sódio no corpo, fazendo com que o corpo retraia maior quantidade de líquido, o que pode agravar no período menstrual.

VEJA TAMBÉM

Conheça os efeitos positivos da música no seu corpo

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS