BENEFÍCIOS 08/06/2017 - 14h57

Conheça os efeitos positivos da música no seu corpo

Redução de dores crônicas, melhoria da memória e atenção, potencialização da produtividade do trabalho e auxílio no aprendizado durante os estudos podem ser adquiridos com melodias
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'})
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
Fotos: Dima Sidelnikov/shutterstock

A música é uma atividade que envolve o uso de todo o cérebro. Além de estar presente em todas as culturas, pode trazer grandes benefícios não só para melhorar a memória e a atenção, mas também para a coordenação motora, desenvolvimento o aprendizado. A arte dos sons musicais tem um forte poder. O mundo dos vários sons e ritmos contagiantes que envolvem os seres humanos fazem parte dos seus melhores momentos, seja para começar o dia bem, para a caminhada diária, para relaxar o corpo ou até mesmo para o cérebro ter um melhor desempenho.

Ouvir música pode reduzir a sensação de angústia, dores crônicas e pós-operatórias. Para a musicoterapeuta Dorilene Farias, os benefícios da música vão mais além de um simples conjunto de sons. "O cérebro funciona como um todo e a música faz com que todas as conexões sejam ativadas, melhorando assim todo o seu desempenho", explica.  

Escolha a melhor playlist e veja alguns benefícios da música que podem ajudar sua saúde e mudar sua vida:

Melhora a qualidade do sono 
Se você é daquelas pessoas que sofrem de insônia, a música pode ser grande aliada para uma boa noite de sono. Ouvir músicas instrumentais, sons da natureza, da cachoeira e de ruídos de chuva ajudam a embalar uma noite mais tranqüila de sono, fazendo com que o corpo esteja mais disposto e preparado para enfrentar as atividades do dia. 

Auxilia a produtividade no trabalho
Para tarefas simples, escolha músicas que você já conhece: assim, o cérebro terá melhor desempenho em funções fáceis, difíceis e monótonas. Já em atividade que envolvem aprendizado, nada de sons que carregam letras difíceis, pois o cérebro pode interpretar como um conflito e ter dificuldades para se concentrar em duas ações ao mesmo tempo. Nesses momentos, são indicadas músicas leves que transmitam mais tranqüilidade.

Potencializa a atividade física
As melodias e ritmos influenciam diretamente na prática dos exercício físicos de várias formas - elas podem elevar o humor, dar mais disposição, relaxar as dores e cansaço, aumentar a resistência e reduzir a percepção do esforço, além de melhorar o desempenho durante a atividade física. Os benefícios da música nessa prática são: impressão de que durante o exercício o tempo passa mais rápido, sensação de bem-estar, resistência física e inibição da sensação de cansaço, o que pode deixar o esporte mais prazeroso. 

Ajuda no drible do estresse do trânsito
Para quem mora em cidade grande, é praticamente impossível evitar os grandes congestionamentos diários e, consequentemente, o estresse, que acaba se tornando ponto de partida de outras doenças. Durante o trânsito caótico, ouvir música pode auxiliar no humor, fazendo com que o sistema nervoso permaneça calmo e o cérebro relaxado. 

Cataliza os estudos
Nos estudos, a música é uma excelente aliada para auxiliar na concentração e ter um melhor resultado durante o aprendizado. São também benefícios a melhoria da capacidade intelectual, fomento à criatividade e ampliação do poder de raciocínio.


VEJA TAMBÉM

Conheça mitos e verdades sobre a celulite


espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS