DIA MUNDIAL SEM TABACO 31/05/2017 - 15h12

Saiba o que acontece com o corpo de quem abandona o fumo

Os efeitos aos que param de consumir produtos da indústria tabagista são sentidos gradualmente. Elencamos o que a cessação tábagica pode fazer com esse organismo entre 20 minutos e 15 anos
notícia 0 comentários
VCHAL/SHUTTERSTOCK
O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado em 31 de maio por todo o mundo

Celebrado mundialmente nesta quarta, 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco deste ano traz à discussão os efeitos do tabagismo para o corpo humano e meio ambiente. A data, idealizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e promovida no Brasil pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), conta com ações locais por todo País que visam à conscientização e combate ao consumo do tabaco.

Os malefícios do tabagismo, responsável por mais de 50 tipos de doenças tabaco-relacionadas, porém são contornáveis na medida em que o uso do tabaco vai sendo deixado de lado. Após, por exemplo, 20 e 120 minutos da cessação do fumo, respectivamente, a pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal e não há mais nicotina circulando no sangue. 

Quando esse interstício de tempo é elevado para três semanas, é possível perceber melhora na respiração e, caso o período sem consumo seja maior que um ano, o risco de morte por infarto é reduzido pela metade. Esquematizamos em um infográfico as sensações que o organismo pode ter depois de minutos e, até mesmo, décadas sem fumar. Clique na imagem e confira! 
Infográfico: Carlos Weiber/O POVO

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS