ALIMENTAÇÃO 24/04/2017 - 15h27

Conheça alguns lanches saudáveis para o horário de trabalho

Mesmo na correria do dia a dia, a alimentação não pode ser prejudicada. Veja dicas de como montar o cardápio de lanchinhos diários e evitar as tentações
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'})
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Foto: margouillat photo/Shutterstock

Quem trabalha fora sabe o quanto é difícil manter a disciplina em relação à alimentação. As opções para almoço e lanche são quase sempre inimigas da saúde, compostas por frituras, sódio, gordura e açúcar em excesso. A falta de tempo, a grande oferta desses produtos com baixo valor nutricional e a dificuldade em achar alimentos ricos em nutrientes faz com que muitos optem por fast food, salgados, biscoitos e refrigerantes.
No entanto, com planejamento, é possível ter opções mais equilibradas para as refeições diárias. Por isso, muitas pessoas estão aderindo às lancheiras e levando sua própria comida para o local de trabalho, uma alternativa mais saudável e barata, que ajuda a evitar colocar o “pé na jaca” e sair da dieta.

Para montar a lancheira
Para um lanche balanceado, é importante incluir diferentes grupos alimentares. As fibras melhoram o funcionamento do organismo, ajudam no trânsito intestinal, na redução dos níveis de açúcar e impedem a absorção de parte das gorduras do alimento. Algumas opções para adicionar fibras à dieta são o pão integral com grãos, bolacha integral ou de arroz, aveia, chia, linhaça, cookies integrais, granola e bolos caseiros integrais.

A gordura insaturada, chamada gordura boa, auxilia na saúde do coração e atua na redução dos triglicerídeos e do colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares. Para aproveitar os benefícios da gordura insaturada, aposte no mix de oleaginosas e frutas secas, como castanhas de caju e do Pará, amêndoas e nozes, combinadas com uva passa, damasco e tâmara secos (porções de até 30g, por se tratar de uma opção bastante calórica), ovos, azeite de oliva extravirgem, salmão, atum e abacate.

As proteínas, principalmente as de origem animal, são importantes para a formação dos tecidos, músculos e órgãos do corpo e garantem saciedade por mais tempo. Peixes como atum e salmão, carne vermelha com pouca gordura, frango, queijos brancos (cottage, ricota e minas frescal, por exemplo), leite e iogurte light ou desnatado e ovos são algumas das opções.

Para incluir vitaminas, vale investir em frutas como banana, maçã, pêra, uva, goiaba e frutas vermelhas. Para beber, água de coco, chás e sucos naturais podem compor o cardápio.

Vale lembrar que, como muitos alimentos precisam ser conservados em temperatura mais baixa, é importante dispor de uma lancheira térmica se o seu local de trabalho não disponibilizar um refrigerador.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS