Exercícios físicos 02/02/2017 - 12h58

Novos espaços de treinamento em Fortaleza

Quer praticar atividades físicas, mas fica com preguiça só de pensar na monotonia da musculação? Conheça os Centros de Treinamento ou CTs e suas diferentes modalidades
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19007, 'email': 'lucianasantos@opovo.com.br', 'nome': 'Lua Santos'})
Lua Santos lucianasantos@opovo.com.br
Camila de ALmeida

Quando se pensa em fazer exercícios, logo vem à mente das pessoas a ideia de longas e dolorosas séries e repetições levantando pesos na academia. Entretanto, um novo espaço de exercício vem se popularizando em Fortaleza: os Centros de Treinamento ou CTs. “O segmento de mercado fitness precisou se reinventar e esse tipo de 'roupagem' é um dos principais atrativos para o público que já estava cansado dos tradicionais modelos de academias. Vale dizer que o número de praticantes das novas modalidades de treinamento funcional e crossfit vem aumentando a cada dia”, destaca Rômulo Veras, da diretoria do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5).


Dentro de um CT, costumam ser oferecidas diferentes práticas esportivas. Em geral, artes marciais, como muay thai e jiu-jítsu, além de treinamentos funcionais e crossfit, são os mais requisitados. Para José Hildes Silva, o Teté, profissional de Educação Física do centro de treinamento Funcional Life, o público já percebeu que treinar em uma academia convencional pode se tornar cansativo devido a rotina e ao treino pré-moldado. “Em um CT, você não sabe o que faz a cada dia. Você sabe o que fez hoje, mas amanhã fará outro tipo de movimentação.”


E qual é a diferença?
De acordo com Teté, “a diferença do treinamento em uma academia convencional é que lá os movimentos são uniarticulares, ou seja, trabalham apenas uma articulação de forma isolada por vez. Dentro de um CT, você trabalha com pesos mais livres e se movimenta de forma multiarticular, integralmente. Você usa toda a funcionabilidade do seu corpo”, explica . Para o diretor do CREF5, outras questões também pesam na hora de escolher entre um serviço ou outro. “Principalmente no aspecto motivacional, haja visto que as academias tradicionais, no caso da modalidade de musculação, na grande maioria das vezes, é uma prática é muito solitária, sem interação com outro praticante."


Para Gabriela Bittencourt, adepta dos treinos em CTs e profissional de Educação Física, ter um treino variado e completo é o fator primordial para ela ter optado por este tipo de exercício. “Em academia convencional, a gente costuma trabalhar só força, não tem um trabalho variado que demanda diferentes valências físicas. E aqui encontramos tudo isso: uma semana trabalha mais força, outra mais resistência, e essa variação de treino é o que é mais atrativo.”


Camila de Almeida
Gabriela Bittencourt prefere treinar em CTs pela variação dos exercícios

Mas quem pode treinar?
Segundo Teté, qualquer pessoa pode treinar em um CT, adequando a modalidade esportiva à suas limitações. O professor conta que mesmo pessoas com hérnia de disco já treinaram com ele.  “A gente chama de trabalho de reabilitação com eles.”


Rômulo Veras chama atenção apenas para o fato de que, antes de se matricular em qualquer espaço de treinamento, é preciso observar alguns detalhes: “O aspecto mais importante é a certificação do estabelecimento e dos profissionais (treinadores). Considerando a Lei 9696/98, que estabeleceu a prerrogativa exclusiva dos profissionais de Educação Física sobre a prescrição, orientação, coordenação, supervisão e controle de atividades físicas, esportivas e recreativas, toda pessoa que deseja praticar uma atividade física deve procurar um profissional de Educação Física com registro no CREF5, garantindo assim um serviço com qualidade e segurança, respaldado em um código de etica que norteia a conduta profissional.”

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS