Saúde 31/01/2017 - 15h09

Saiba mais sobre o uso de florais como tratamento alternativo

A terapia floral, por meio de essências, trata questões de bem-estar emocional e de saúde do corpo e da mente
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'})
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Reprodução

A medicina alternativa ganha adeptos nos últimos anos. Tratamentos como a acupuntura, a homeopatia, o reiki, a quiropraxia e a terapia floral podem complementar o tratamento médico tradicional, aliviando dores e sintomas com métodos naturais. Com o uso de essências e compostos obtidos de flores, a terapia floral atua integrando o corpo físico, a alma e o espírito ao sistema nervoso, promovendo o bem-estar físico e mental.

O tratamento com florais foi desenvolvido pelo médico britânico Edward Bach, que idealizou o sistema floral de Bach, entre 1928 e 1936. Bach acreditava no poder das propriedades medicinais das flores para o tratamento de problemas como depressão, estresse, insônia, alergias e baixa imunidade, agindo no equilíbrio dos campos energéticos do indivíduo e os alinhando à vibração energética da natureza.

De acordo com a médica homeopata Erotilde Honório, os sintomas do paciente determinam que tipo de tratamento será utilizado, como a homeopatia, uso de fitoterápicos ou de terapia floral. Para promover o equilíbrio, “o floral trabalha, em especial, as emoções”, explica. A médica afirma que o tratamento é “baseado na individualidade e nos sintomas específicos de cada paciente para promover o bem-estar”.

Ao longo dos anos, diversos sistemas foram criados pelo mundo, com essências florais adaptadas à diversidade de cada região. De acordo com informações do Sistema Joel Aleixo, de São Paulo, os florais podem ser usados por crianças, jovens, adultos, idosos e até mesmo os animais de estimação, para benefícios nas saúdes física e mental. O tratamento consiste no uso de dois tipos de florais: as essências sutis e os compostos florais. Conheça abaixo algumas das plantas utilizadas nos compostos e as suas funções:


Alamanda - expande as forças da personalidade na mente e desperta a ousadia de mudar, com coragem e determinação para encarar novas ideias, despertando a capacidade de ver ao longe, com objetividade.

Alfazema
- promove o discernimento sobre a realidade, favorecendo o ato de refletir. Equilibra o sistema nervoso central. Auxilia a tomar decisões com segurança. Combate o nervosismo e a insegurança mental, bem como a tendência de “colocar o carro na frente dos bois”.

Jaborandi - é uma forte vitamina. Integra e revitaliza todo o corpo, nos planos físico e comportamental. Combate a dispersão oriunda do cansaço físico e mental. Integra emoções, sentimentos e razão.

Magnólia - Desperta potencialidades adormecidas, trazidas da experiência espiritual anterior, proporcionando segurança quanto às nossas capacidades inconscientes. Auxilia na tomada de decisões rápidas, quando não há tempo para refletir longamente.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS