EXPOSIÇÃO 27/07/2017 - 15h15

Havaianas: a história das queridinhas do Brasil

Uma das marcas mundiais que aparecem na recente pesquisa "Items: Is Fashion Modern?" e que terá um de seus modelos expostos no Museu de Arte Moderna de Nova York, a Havaianas, desde 1962, faz parte da história nacional
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: Shutterstock/Cabeca de Marmore

Com 55 anos de história, a Havaianas acaba de celebrar duas conquitas. A marca é uma das que aparece na "Items: Is Fashion Modern?" - recente pesquisa que elenca 111 "artigos de vestuário e acessórios que tiveram efeito profundo sobre o mundo" - e terá uma de suas sandálias no acervo da exposição que leva o mesmo nome do estudo. A mostra será realizada entre os dias 1º de outubro de 2017 e 28 de janeiro de 2018, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa).

Foto: Divulgação
Primeira Havaiana, inspirada na tradicional sandália de dedo japonesa Zori

A primeira havaianas foi lançada em 1962 no Brasil. Inspirada na tradicional sandália de dedo japonesa Zori, a chinela possuía características semelhantes, entretanto, ao invés de palha - como o modelo asiático, borrachas resistentes deram vez ao design do calçado. Efeitos de grãos de arroz foram usados na textura de sua palmilha.

Os vendedores viajavam em kombis para todas as cidades do País em busca de comercializar o calçado que, com rapidez, encantou muitos brasileiros: dois anos depois, era comum trabalhadores do País usarem as sandálias. Em 1980, o Ministério da Fazenda (MF) incluiu as sandálias na lista de produtos fundamentais para a vida dos brasileiros.

Em 1996, havaianas personalizadas com cores e estilos diferentes entraram no mercado. Famosos começaram a ser fotografados usando-as e, concomitantemente, as légitimas chinelas brasileiras passaram a fazer parte do dia a dia de mais pessoas. Hoje, a Havaianas é conhecida em todo o mundo e, independente da classe social, está nos pés de todos.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>