beleza masculina 18/04/2017 - 14h36

Tudo sobre o crescimento das barbas e os cuidados que elas pedem

Os pelos podem crescer mais rápido se eu barbear todo dia? Coceira na barba é normal? Esclareça dúvidas, inspire-se nos formatos de barba, e veja qual se adequa melhor ao seu estilo
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'})
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
Fotos: shutterstock

Deixar a barba crescer é uma escolha que envolve diversos fatores, principalmente o genético. Não adianta querer uma barba grande se os pelos não crescerem corretamente. A tendência da barba volumosa movimenta os consultórios dermatológicos. Há formas, espessuras e cores para todos os gostos, umas mais cuidadas que outras. Basta sair à rua para ver que os homens se renderam ao estilo, e especialistas em dermatologia confirmam a maior procura pelo visual.

Algumas dúvidas, porém, ainda existem quanto aos cuidados necessários não apenas para deixar crescer a barba, mas também para manter os pelos e a pele saudáveis. Confira abaixo, algumas das principais questões sobre o assunto.

O volume da barba está ligado a algum fator genético?
O volume da barba está diretamente relacionado à quantidade de unidades foliculares na região.Tanto a densidade de folículos pilosos como a distribuição deles no rosto é geneticamente estabelecida, assim, cada indivíduo já nasce com isto determinado.

Outro fator que exerce grande influência é o próprio hormônio masculino, a testosterona, que tem a capacidade de influenciar o crescimento e o desenvolvimento desses pelos. Por isso, a barba começa a aparecer na puberdade, idade em que o hormônio é produzido em alta escala. Mulheres que têm elevação da testosterona podem desenvolver alguns pelos faciais.

Coceira na barba é normal?
Sentir coceira no início do crescimento da barba pode ser considerado normal. O próprio mecanismo de crescimento do pelo, uma vez que ele cresce curvo, acaba irritando a pele até que atinja comprimento suficiente para crescer reto.Entretanto, coceira pode acontecer em virtude de uma irritação da pele chamada dermatite seborreica. Neste quadro, a região apresenta coceira, descamação e aspecto avermelhado.

Outro problema que também gera coceira, além de espinhas na área e aspecto avermelhado é a pseudofoliculite da barba (pelos encravados). Sempre que o homem apresentar esses sintomas deve procurar o dermatologista para tratamento do quadro.

"Minha barba não cresce". Quais os motivos mais comuns?
Ter uma barba rala pode ser uma condição genética. Porém, se o caso for de falha em apenas algumas áreas da barba, o problema pode ser a alopecia areata – queda repentina ou o não crescimento de cabelos em determinado lugar.

Os pelos podem crescer mais rápido se eu barbear todo dia?
A velocidade de crescimento da barba independe de barbear. Temos esta falsa impressão, pois cortamos o pelo rente à pele. Assim como o fio não fica mais grosso se barbear, esta sensação deve-se apenas ao fato de a base do fio, onde ele é raspado, ser exatamente a parte mais grossa.

A barba ajuda a conter a oleosidade do rosto e evitar o surgimento de acnes ou espinhas? Por quê?
A presença dos pelos pode aumentar a produção sebácea e contribuir para a oleosidade e o surgimento de acne.

O uso de produtos como shampoos e condicionadores pode afetar o crescimento ou o volume da barba?

Devemos cuidar da barba assim como cuidamos do couro cabeludo. Existem no mercado produtos específicos para esse fim. O uso desses cosméticos não interfere no crescimento ou volume da barba.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>