inovação 13/04/2017 - 09h22

Impressão 3D chega ao mercado da moda no Brasil

Edição comemorativa dos dez anos do Minas Trend propôs reflexão sobre democratização das tecnologias com exposição de peças da grife mineira Plural
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Fotos: Divulgação

Já imaginou a possibilidade de criar uma peça de roupa por meio de um programa de computador e, em seguida, imprimi-la? Com a tecnologia de impressão 3D, essa prática - que parece ainda uma ideia futurista e distante do mercado - já é realidade. Em comemoração aos dez anos do Minas Trend, a exposição "Minas+10", parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG), o programa de aceleração de startups FIEMG Lab e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), apresentou ao público coleção da grife mineira Plural, com peças confeccionadas a partir dessa técnica.

A 20ª edição da semana de moda mineira foi realizada entre 4 e 7 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte, e proporcionou aos visitantes uma reflexão acerca da democratização das tecnologias e das possibilidades de aproximação entre o designer de moda e o público. Além de saia, vestido e blusa, também estavam expostos maquinários em funcionamento, produzindo, em tempo real, objetos gráficos e elementos para customização de uma peça.


Engana-se quem pensa que o resultado são peças rígidas e sem caimento. O uso de plástico flexível conferiu leveza e movimento às peças, que também estiveram presentes na passarela, no desfile da coleção primavera-verão 2017/2018 da marca. As roupas, criadas pela estilista Gláucia Fróes, foram produzidas em 18 dias de impressão corrida para ficarem prontas. Em um processo de montagem artesanal, a equipe colou partes da roupa à mão, uma vez que a impressora não a produz inteira.

Para Pedro Lázaro, responsável pela mostra "Minas+10", a ideia da iniciativa em conjunto com a marca mineira foi estimular a reflexão sobre possibilidades de se inovar por meio de tecnologias abrangentes e democráticas e agregar valor à produção de moda, aprimorando o processo criativo. "A Plural sempre teve uma atitude moderna e arrojada, visão que veio ao encontro da nossa proposta de provocar esta interface entre a marca e o público, para evidenciar como a tecnologia pode estreitar e favorecer esta relação", conta.

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