GASTRONOMIA 24/05/2017 - 10h57

Oito opções para comemorar o Dia Nacional do Café

Com leite, com calda de chocolate, expresso, pingado, cappuccino... muitas são as bebidas com café, para todos os tipos de gosto! Confira o que caracteriza cada uma delas
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Naito29 / Shutterstock

Quem resiste ao cheiro de café que fica por toda a casa? E à bebida, quentinha, acompanhada por um pão carioquinha com manteiga ou por um pedaço de bolo? O brasileiro é apaixonado por café e, desde 2005, por sugestão da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a bebida ganhou o próprio dia no nosso calendário de eventos: 24 de maio. Neste Dia Nacional do Café, a equipe das Revistas O POVO separou para você algumas receitas com o grão que são consumidas no País.

Puro, com leite, com espuma do leite, com chocolate... muitas das variações alteram as quantidades dos ingredientes e oferecem opções para quem gosta desde um café mais encorpado a uma bebida com maior concentração de leite. Prepare a sua xícara e escolha o acompanhamento!

Grafvision / Shutterstock
Café expresso

1. Expresso
Encorpado, com acidez acentuada e aroma e sabor marcantes, o café expresso - ou apenas espresso - tem origem italiana e é preparado em uma máquina especial. É um café "curto", servido em cerca de 25 a 35 ml. Em comparação com o café coado, o processo inclui maior quantidade de pó e menor tempo de contato dele com a água, tornando a bebida mais cremosa.

2. Carioca
O famoso "cafézinho" brasileiro é uma variação do café expresso - com metade do pó e diluído em água -, filtrado ou coado e normalmente adoçado com açúcar ou adoçante. Também é comum em Portugal.

3. Pingado
Popular em botecos e padarias, e normalmente servido em um copo americano, o pingado é feito com leite quente e uma pequena quantidade - apenas "um pingo" - de café coado.

Dusan Zidar / Shutterstock
Café Macchiato

4. Macchiato
Uma variação típica na Itália, o caffè macchiato ("manchado") é feito com uma mistura de café expresso com uma pequena quantidade de leite quente com espuma - que mancha o espresso.

5. Mocha
Também chamada de mochaccino, a bebida a base de café é preparada em camadas ou com todos os igredientes misturados. É preparada com leite vaporizado, calda de chocolate e uma dose de café expresso. Por cima, para finalizar, uma camada de chantilly com canela ou pó de cacau pulverizado.

6. Café irlandês
Por se tratar de uma receita irlandesa, claro que tinha que ter um toque da bebida característica do país! O irish coffee é preparado com café feito na prensa francesa, uísque irlandês e açúcar, com uma camada de chantilly por cima.

Brent Hofacker / Shuterstock
Affogato

7. Affogato
Para quem gosta de sobremesas, mas não abre mão do café! Mais um clássico italiano, o affogato é feito à base de espresso e sorvete. A receita recebeu muitas variações ao redor do mundo e pode, ainda, levar calda de chocolate, chantilly, licor, brigadeiro, creme de avelã e outros ingredientes.

8. Capuccino
Mais uma bebida que é preparada com café expresso e leite. O capuccino clássico leva 1/3 de café expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma do leite vaporizado em uma xícara de 150 a 180 ml. No Brasil, há o costume de se acrescentar canela ou chocolate.

VEJA TAMBÉM
Dia Internacional do café: hoje é o dia dele!
O café que sai de Sobral

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS