O POVO PEOPLE LUXO 15/05/2017 - 17h42

Clubes gourmets: confrarias em Fortaleza

A gastronomia vem formando alguns grupos em Fortaleza. São amigos que não dispensam uma boa mesa, regada a bebidas à altura. Conheça algumas confrarias que reúnem boa culinária e momentos de amizade
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18779, 'email': 'larissaviega@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Viegas'}
Larissa Viegas larissaviega@opovo.com.br
{'grupo': 'Revistas', 'id_autor': 19072, 'email': 'sabryna@opovo.com.br', 'nome': 'Sabryna Esmeraldo'}
Sabryna Esmeraldo sabryna@opovo.com.br
FOTOS: CAMILA DE ALMEIDA

Abelardo Targino tem na sua lista de amigos nomes muito especiais, como os de alguns chefs que atuam em Fortaleza. E tem algo melhor para fazer com especialistas em gastronomia do que cozinhar? Unindo a sua paixão por vinhos (que nasceu em viagens para países com Itália e Tailândia), o gosto pela boa gastronomia (que vem desde a época das reuniões familiares na casa da avó) e o desejo de encontrar pessoas queridas, o cirurgião oftalmológico criou a Domingueira Gourmet. Nascido há três anos, o grupo encontra-se, trimestralmente (mas já foi mensalmente), aos domingos, na casa de Targino. O médico possui uma cozinha projetada pelo arquiteto Marcus Novais e uma adega recheada com os mais diversos rótulos. A estrutura é bem comentada por todos que conhecem a confraria.

"A confraria é um encontro dos melhores chefs da Cidade e eu 'funciono' como um amigo deles. Fui criando amizade, um 'puxou' o outro e eles brincam que eu sou o 'mecenas' da gastronomia", conta. Segundo Targino, são quatro chefs fixos, que convidam os demais. Os especialistas ficam responsáveis pelos insumos e pela elaboração dos pratos, enquanto o médico assume a harmonização dos vinhos e champanhes. 


O encontro inicia ainda pela manhã e só encerra de madrugada. Fernando Barroso, Elcio Nagano, Marie Anne Bauer e Favery Júnior (que está morando em Salvador, mas sempre vem aos encontros) são os nomes cativos, além de Sávio Queiroz, responsável pelos queijos, Juliana Capelo, que assina as flores, e Ticiana Patrício com os cristais e louças, todos acompanhados de "seus respectivos". São sempre duas entradas, dois pratos principais, queijo e sobremesa. Na divisão, aquele que ficou com a sobremesa no último encontro, ficará responsável pela entrada no próximo.

Todos os pratos são apresentados por seus autores. Assim, eles citam inspirações, experiências, viagens etc. "Acho que é a oportunidade que os chefs têm para interagir, trocar informações e trabalhos e em um ambiente completamente relaxado. Não é para impressionar, não tem premiação. É entre amigos mesmo. E ele fazem com tanto capricho!”, descreve Targino. Segundo ele, os profissionais sempre se dedicam, levando ingredientes de fora, referências locais e alimentos orgânicos, o que rendem sabores fantásticos e muita história. Em paralelo, os vinhos e champanhes nunca se repetem.

"Na hora da montagem dos pratos, todos se ajudam, trocam experiências, dão palpites. E termina com músicas e brincadeiras. A gente já chamou quarteto de cordas, contratou pocket show de teatro, discute literatura", detalha Targino. Outra "atração" de cada edição é o chef convidado. Nomes como Lúcio Figueiredo, Faustino, Eduardo Sisi e Charles Alexandrini são alguns que já participaram.

Aprendizado em grande estilo
Elcio Nagano, empresário e membro cativo do grupo de Targino, também criou sua própria confraria. Professor e coordenador da pós-graduação em Gastronomia da Fanor Defry, Nagano ensinava a turma em que estavam seus futuros companheiros de encontros culinários. Envolvidos pela paixão gastronômica e pela amizade que fizeram durante as aulas, alguns dos pós-graduandos e o professor decidiram dar continuidade aos momentos de aprendizado compartilhado mesmo após o término do curso.

"É sempre na casa de um de nós. É interessante por ser um grupo eclético, uns trabalham na área gastronômica, outros são empresários ou profissionais liberais, mas todos são apaixonados pela gastronomia, tanto que todos estudaram, então é um pessoal de alto nível de conhecimento na área”, explica o chef.

Com quase dois anos, o grupo passou a usar o apelido de Confraria Bbs & Curicas, fazendo uma referência aos homens e mulheres que dela participam, entre eles: Edilberto Gomes da Costa, diretor de Vendas Varejo Regional NE da Oi e professor de Gastronomia; Patrick Lima Alex, CEO da CSI Group; Cristiano Lins, CEO da Prolins It Solutions; Juliana Roma, nutricionista; Christianne Tebet, empresária; Danielle Rangel, arquiteta; e João Bosco Filho, diretor presidente da Contape Contabilidade.

Segundo Edilberto Costa, nos encontros, são divididas receitas que eles mesmos criaram para prepararem e saborearem juntos, tudo com os melhores ingredientes, em um momento marcado pela descontração. "É muito legal, não deixa de ser uma terapia. Você reúne várias pessoas com os mesmos interesses, ali todo mundo gosta de comer bem, beber bem e cozinhar. São três ou quatro horas que passamos ali, conversando, trocando ideias", explica.

A gastronomia, inclusive, é o assunto principal também em outras ocasiões em que os amigos se encontram e no grupo do WhatsApp que compartilham, onde sempre mandam fotos de pratos, sugestões de restaurantes etc. "A gastronomia em si já é muito boa, quando você reúne alguém na mesa já é um motivo de felicidade. Quando junta várias pessoas com os mesmos objetivos é ainda melhor", defende Costa.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS