NOSTALGIA 17/08/2017 - 17h30

Para matar a saudade: cinco videogames que marcaram época

Com cerca de 40 anos de criação, consoles do universo eletrônico fizeram história e estão presentes no Museu do Videogame Itinerante
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19146, 'email': 'rebecasoares@opovo.com.br', 'nome': 'Rebeca Soares'})
Rebeca Soares rebecasoares@opovo.com.br
SHUTTERSTOCK/MARIONBIRDY

Assim como desenhos, brinquedos e livros, os jogos eletrônicos estão na memória de infância das últimas gerações. Há aproximadamente 40 anos, as diversões de crianças, adolescentes e até adultos passaram a ter um grande responsável: a tecnologia. De lá pra cá, houve muito avanço de design e sistema, mas alguns videogames, mesmo que simples e elementares, continuam queridos até hoje e seguem recebendo novas versões.

"Todo mundo empolga-se quando joga Mario, por exemplo", aponta Daniel Gularte, professor universitário e colecionador de jogos e videogames. Com acervo catalogado no site Bojogá que, entre consoles, cartuchos, CD e acessórios, soma cerca de 1500 itens, além de 260 jogos, o autor do livro "Jogos Eletrônicos – 50 Anos de Interação e Diversão" encontrou no seu encanto com o universo eletrônico, surgida na infância, a influência para a carreira profissional. 

Daniel Gularte acredita que a relação com os games do mundo virtual, especialmente os antigos, é uma maneira de unir famílias e amigos. Entre videogames, o docente aponta Atari 2600, Super Nintendo e PlayStation 2 como os mais relevantes no cenário nacional.

Confira nossa seleção dos cinco videogames mais marcantes da história dos jogos eletrônicos. 


1. Atari 2600
Lançado nos Estados Unidos em 1977, o "vovô" dos videogames abriu espaço para o desenvolvimento dos jogos eletrônicos. Ainda com tecnologia elementar, o console revolucionou os jogos eletrônicos da época e foi o primeiro console programável com jogos em cartucho da empresa homônima. O principal jogo da máquina foi PacMan, com cerca de 7 milhões de cópias vendidas.

2. NES
O Nintendo Entertainment System (NES) foi o primeiro grande sucesso da Nintendo. Carinhosamente chamado de nintendinho, o console popularizou os jogos Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Donkey Kong. No fim de 2016, a marca anunciou o retorno na venda do console nos Estados Unidos por US$ 60.

 

3. Mega Drive

Conhecido também como Sega Genesis, o console teve seu lançamento inicial no Japão em 1988. Com um número de 29 milhões de unidades vendidas, foi o principal produto da japonesa Sega. O jogo Sonic the Hedgehog, o mais vendido, tornou-se concorrente direto do Mario Bros. Alex Kidd in Miracle World e Altered Beast foram outros grandes sucessos do Mega Drive.

4. Super Nintendo
Talvez o mais marcante, o console foi responsável pela fama e paixão internacional pelo clássico Super Mario World. Outros jogos mais vendidos para o Super NES foram Donkey Kong Country, Super Mario Kart e Street Fighter II. Assim como o Clássico NES, a Nintendo anunciou as vendas do Super NES a partir de setembro nos Estados Unidos por US$ 80. Confira a lista completa das novidades da versão.

5. Playstation
A "Era Playstation" iniciou em 1994 com o lançamento do PS1, também conhecido como Play1. Primeiro console fabricado pela Sony, foi o responsável pela popularização dos memory cards, que permitiam salvar dados dos jogos para continuar o jogo da fase de onde se havia parado. A partir do primeiro PS, a Nintendo começou a perder força e a Sony passou a dominar o mercado. As gerações seguintes fizeram sucesso assim como o Play1. Entre os jogos marcantes, estão Resident Evil, Gran Turismo e Final Fantasy.

PORTÁTEIS

Além dos consoles de mesa, os portáteis também fizeram e fazem sucesso. Com o objetivo de poder ser usado em qualquer lugar, e guardado até mesmo no bolso, os consoles portáteis foram febre entre crianças e adolescentes, desde o inesquecível GameBoy, passando pelo GameGear, até os mais recentes como Nitendo DS, PSP (PlayStation Portable) e suas novas gerações. Com o avanço da tecnologia, os próprios smartphones passaram a hospedar uma diferente gama de jogos eletrônicos, fazendo o papel dos consoles portáteis.

ENTRANDO NA HISTÓRIA

Em Fortaleza, os curiosos podem visitar o Museu do Videogame Itinerante, que revive os últimos 45 anos da história dos videogames e tem programação noturna. Com mais de 250 consoles, o espaço conta com torneios de games novos e antigos. Os interessados podem participar dos concursos Just Dance e Cosplay.  

SERVIÇO

Museu do Videogame Itinerante

Onde: RioMar Fortaleza Piso L1 (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu) 

Quando: até 3 de setembro de 2017, das 10h às 21h (segunda a domingo) 

Onde: RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Pres. Kennedy)
Quando: 8 a 24 de setembro de 2017

Entrada gratuita 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS