FOTOGRAFIA 26/07/2017 - 05h00

Calendário Pirelli: confira os últimos cinco anos da publicação

As páginas de 2018 trarão personalidades negras como protagonistas da história de "Alice no País das Maravilhas". Perfil das edições vem, desde 2016, ganhando novas conotações
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'})
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
FOTOS: DIVULGAÇÃO

O fantástico universo de "Alice no País das Maravilhas" será tema do Calendário Pirelli 2018, que pela segunda vez consecutiva opta por cliques diferentes dos que costumam estampar suas páginas. Para a próxima publicação, os cliques do fotógrafo Tim Walker vão trazer 17 personalidades negras como protagonistas. Entre os nomes que compõem a próxima edição, estão os das atrizes Lupita Nyong’o e Whoopi Goldberg, da ativista de Direitos Humanos gambiana Jaha Dukureh e da drag queen RuPaul.

A modelo australiana e sudanesa Nyadak Duckie Thot foi escolhida para viver Alice e a rival da menina, Rainha de Copas, é interpretada por RuPaul. Nos papéis da Lagarta, da Duquesa e da roedora Arganaz estão, respectivamente, a cantora e estilista Zoe Bedeaux e as atrizes Whoopi Goldberg e Lupita Nyong'o. Por trás das lentes, Edward Enninful - o primeiro homem e primeira pessoa negra a ser editor da revista Vogue britânica, em mais de 100 anos da publicação - que também participou do projeto, criando os figurinos.


Em entrevista ao New York Times, Tim Walker afirmou que, ao convocar o elenco negro, quis abordar de forma diferente uma história que já foi contada muitas vezes. "Nunca existiu uma Alice negra antes. Então, eu quis impulsionar o quanto personagens ficcionais de fantasia podem ser representados e explorar ideias de beleza em evolução", afirmou à publicação.

Além da edição 2018, o outro calendário feito com cast inteiramente negro foi lançado há 30 anos e contou com fotos de Terence Donovan e com a participação das modelos Naomi Campbell, com 16 anos na época, e Waris Dirie e da atriz Colette Brown.

Lançado pela primeira vez em 1964 - com pausa na publicação em 1967 e entre os anos de 1975 a 1983 - o "The Cal" traz em sua história imagens feitas por fotógrafos renomados, como Richard Avedon, Mario Testino, Annie Leibovitz, Patrick Demarchelier e Nick Knight. O calendário também já contou com a participação das celebridades Cindy Crawford, Kate Moss, Monica Bellucci, Gisele Bundchen, Julia Stiles, Isabeli Fontana, Penelope Cruz, Sophia Loren - entre muitos outros nomes - como de modelos.

NOVOS ARES
Se por muito tempo o foco das imagens era mostrar atrizes e modelos seminuas, desde 2016 o critério do Calendário Pirelli tem mudado. Confira os elementos e formatos que deram, nos últimos cinco anos, vida ao Calendário Pirelli.

Peter Lindbergh / divulgação
Nicole Kidman, atriz

1. 2017
Beleza sem retoques! A edição 2017 foi fotografada por Peter Lindbergh e trouxe um time de 15 mulheres composto por nomes como o de Kate Winslet, Nicole Kidman, Uma Thurman, Julianne Moore, Rooney Mara, Jessica Chastain e Lea Seydoux. Feitas em estúdio e ao ar livre - tendo Berlim, Nova York, Londres, Los Angeles e a praia de Le Touquet, na França, como cenários - as fotografias não passaram por retoques de Photoshop e foram "uma contra-mensagem ao falso ideal de beleza da indústria", como o fotógrafo afirmou em entrevista à Vogue americana.
Annie Leibovitz / divulgação
Serena Williams, tenista

2. 2016
Rompendo com a tradição das fotos sensuais de modelos e atrizes, a edição de 2016 estampou 13 mulheres notáveis pelas realizações profissionais. Com fotos de Annie Leibovitz, a publicação retratou mulheres como a modelo e apresentadora russa Natalia Vodianova, fundadora da Naked Heart Foundation, que apoia e dá suporte a famílias com crianças com necessidades especiais; a tenista Serena Williams, considerada a terceira maior campeã da história do esporte; e a diretora e roteirista Ava Duvernay, primeira mulher negra a ganhar o prêmio de Melhor Diretora no Festival de Sundance e a a primeira diretora negra a ser indicada a um Globo de Ouro e ao Oscar, com o filme “Selma”. Foram fotografadas também a compositora Yoko Ono, a cantora, poetisa e compositora Patti Smith e a comediante Amy Schummer.
Steven Meisel / divulgação
Anna Ewers, modelo

3. 2015
Clicado por Steven Meisel, styling de Carine Roitfeld e beleza assinada por Pat McGrath, o Calendário Pirelli 2015 trouxe 12 top models, entre elas as brasileiras Isabeli Fontana, Adriana Lima e Raquel Zimmermann, além de Gigi Haddid, Karen Elson, Natalia Vodianova e Candice Huffine. Com peças em latéx -  como corsets, luvas e  meias 7/8 - o ensaio foi marcado pelo aspecto fetichista.
Helmut Newton / divulgação
Betty Prado, atriz

4. 2014
Para marcar a celebração de 50 anos de "The Cal", a Pirelli não buscou grandes nomes da fotografia e das passarelas. Na edição 2014, a empresa resgatou imagens inéditas de Helmut Newton feitas no verão de 1986. Um dos diferenciais da edição é a presença evidente do produto Pirelli nas imagens - até então, os pneus não tinham aparecido de forma direta nas fotografias. Nas imagens, estão as atrizes Antonia Dell’Atte, Susie Bick e Betty Prado.
Steve McCurry / divulgação
Isabeli Fontana, modelo

5. 2013
O fotógrafo norte-americano Steve McCurry, autor do icônico retrato da garota afegã de olhos verdes que estampou a capa da "National Geographic", foi responsável pelos cliques da edição de 2013, fotografada no Rio de Janeiro. Sem recorrer à nudez característica das edições anteriores, o ensaio foi feito com fotos conceituais em becos, favelas e parques cariocas e trouxe, além de modelos e artistas, transeuntes e grafiteiros. Foram fotografadas as modelos Isabeli Fontana, Adriana Lima, Petra Nemcova e Karlie Kloss, além da cantora Marisa Monte e das atrizes Sônia Braga e Elisa Sadnoui, entre outras.

Confira as fotos de making of do ensiao para o Calendário Pirelli 2018.

  • Serena Williams, tenista
  • Nicole Kidman, atriz
  • Anna Ewers, modelo
  • Betty Prado, atriz
  • Isabeli Fontana, modelo
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS