ORGULHO NERD 25/05/2017 - 12h12

Conheça artistas que são verdadeiros gênios

Shakira, Madonna, Sandy e Chico Buarque: você imagina o grau de QI de cada um deles? Títulos e conquistas também revelam nomes do cenário artístico dignos de aplausos
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'})
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
Fotos: shutterstock/divulgação

Se você é daqueles que acham que o mundo da fama é feito apenas de aparências, está muito enganado. No Dia Internacional do Orgulho Nerd, comemorado hoje, 25 de maio, o canal das Revistas O POVO traz, com dados da plataforma global de streaming Deezer, uma lista de artistas que carregam o Quociente de Inteligência (QI) bastante diferente de muitos que já pode ter visto. Entre os nomes, estão Greg Graffin do Bad Religion, Chico Buarque, Madonna e Shakira.


Longe dos palcos e do som pesado do Bad Religion, o vocalista Greg formou-se em Antropologia e Geologia pela Universidade da Califórnia (UC) e, hoje, é doutor em Zoologia pela Cornell University. Assim como o roqueiro, Brian May, lendário guitarrista do Queen, tem PhD em Astrofísica e atua como reitor da Liverpool John Moores University (LMJU). Mais recentemente, Dexter Holland, vocalista do Offspring, entrou para o hall de músicos com PhD ao ganhar o título em Biologia Molecular pela University of Southern California (USC).

No cenário da música pop não é diferente. Polêmica e dona de composições que, especialmente nas décadas de 1980 e 1990, fizeram sucesso mundialmente, Madonna é conhecida pelo seu QI: 140 - o índice classifica a rainha pop como gênio. Apenas um ponto atrás, a colombiana Shakira alcançou 139 nesta escala métrica e domina seis línguas: inglês, espanhol, português, italiano, francês e catalão.

No Brasil, os nerds também são conhecidos pelo alto QI e participações na literatura. Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, possui 172 de QI. Para você ter uma ideia, o físico Albert Einstein tinha 160. Outro artista que chama a atenção não só pela música, mas também pela inteligência, é Chico Buarque – ele possui QI 140. Com 18 anos, escrevia seu primeiro conto e, hoje, acumula produções autorais de peças teatrais e livros. Entre os principais estão Budapeste, Estorvo e O Irmão Alemão.

A paixão por estudar é uma das características de Sandy, ex-dupla de Junior. Iniciante bem cedo no mundo da música, a cantora é graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) e foi a 10ª colocada no vestibular do curso, um dos mais concorridos do País. O baterista do Rush, Neil Peart, além de músico é escritor. Seus textos e livros falam sobre os temas mais complexos, como filosofia, mitologia e ficção científica. O artista também é autor dos livros Masked Rider e Ghost Rider.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS