PIPOCA EM CASA 24/03/2017 - 10h51

Drama retrata as dores de viver um amor à distância

Você já viveu um relacionamento à distância? Em "10.000 km", o diretor espanhol Carlos Marques-Marcet narra a forma como Alexandra e Sergi lidam com a nova situação em que se encontram
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'})
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
divulgação

A quantos quilômetros de distância uma sólida relação resiste? Em 10.000 Km, longa dirigido por Carlos Marques-Marcet, Alexandra (a inglesa Natalia Tena) e Sergi (o espanhol David Verdaguer) estão juntos há sete anos e tentam ter filhos. Certa manhã, um e-mail anuncia que Alex recebeu uma bolsa para estudar fotografia. Ela vai para Los Angeles, ele fica em Barcelona. O filme, que recebeu 15 prêmios e rendeu ao diretor o Goya de Melhor Diretor Revelação em 2015, está disponível na plataforma de streaming Netflix.

A sinopse não é original e muitos filmes falam sobre esses amores. Mas o diferencial de 10.000 Km fica pela maneira como Marques-Marcet narra a tentativa do casal de se manter junto, mesmo separado. De tão certeira, é até óbvia. Alex e Sergi são os dois únicos personagens do longa e dão conta da narrativa por meio de conversas na webcam, passeios online pelo street view e compartilhamento de fotografias.

O plano-sequência que introduz o filme mostra uma manhã comum de fim de semana e, abruptamente, nos transporta à intimidade do casal. Sem rodeios, nos vemos imersos no cotidiano que em breve será rompido. Após a despedida dos protagonistas, a narrativa é quebrada e passa a ser contada em blocos que sinalizam o número de dias da separação. Conforme os meses passam, mudam os semblantes, a frequência de conversas oscila, brigas e reconciliações acontecem e cria-se o clima de confusão experimentado pelo casal.

A tecnologia não está presente apenas como referência e parte das cenas do filme são imagens captadas por webcam, aproximando a narrativa do nosso cotidiano. Vivemos, durante os 100 minutos de filme, uma narrativa lenta e dolorida e sentimos a angústia do casal na atuação da veterana Natalia Tena (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e do estreante nos cinemas David Verdaguer.

Se o tema não é nenhuma grande novidade, 10.000 Km acerta na condução da história, que nos leva aos momentos mais íntimos de relações que existem e se perpetuam, todos os dias, mundo afora. O observador, então, puxa uma cadeira, senta do lado de cá do computador e é convidado a sentir todas as dores da separação, a beleza das novas descobertas, a tristeza de quem sente a ausência do outro e a esperança que vive no casal até o subir dos créditos.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS