AMBIENTAÇÃO 06/07/2017 - 01h30

Verde na decoração para trazer vida à casa

Nem só de quadros, móveis e objetos decorativos vive a ambientação de interiores. As plantas podem ser o toque a mais na décor do seu lar ou mesmo do local de trabalho
notícia 2 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'}
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Photographee.eu/Shutterstock

De acordo com a Pantone, o verde Greenery é a cor do ano. Que tal pegar carona na tendência e usá-lo na ambientação da sua casa ou local de trabalho? O uso de plantas, naturais ou artificiais, para adornar o ambiente traz mais vida e frescor aos interiores e pode ser uma peça-chave na décor de casas ou apartamentos.

As opções são inúmeras, desde os tradicionais arranjos de flores - que podem trazer tons mais coloridos e alegres junto ao verde - a plantas como cactos e suculentas, que podem encaixar-se tanto nas áreas externas, como jardins, quanto nos ambientes internos, como salas, cozinhas e lavabos.

Para adicionar cor e romantismo ao ambiente, as flores continuam sendo a pedida, por exemplo as orquídeas. Se a intenção é compor a decoração de forma mais neutra, as folhagens podem ser a opção certa e podem ser combinadas tanto com interiores minimalistas quanto com aqueles com mais elementos.

Se o espaço é reduzido, os pendentes, com espécies como a samambaia, os quadros vivos e os jardins verticais com diferentes tipos de plantas são boas opções. Independente da escolha entre plantas e flores, naturais ou artificiais, suspensas ou não, atente para o vaso, que faz total diferença e deve conversar com os demais itens da ambientação.

PLANTAS NATURAIS
Se você tem tempo e gosta de executar os cuidados necessários, o ideal é optar por plantas naturais. Para mantê-las, é importante ter uma rotina de cuidados que inclui regar - cada espécie demanda uma periodicidade diferente. Adubar e podar são tarefas que nem sempre precisam ser executadas todos os dias.

Os arranjos de flores naturais pedem atenção diária como o cuidado de mantê-los sempre à sombra e em lugares frescos. A troca da água do seu vaso e o corte, sempre na diagonal, da haste também são aspectos que precisam ser considerados. Lembre-se de retirar do arranjo a flor que murchar, para que não afete as demais.

ARTIFICIAIS
Aqueles que não dispõem de alguns minutos livres ou mesmo aptidão para tais cuidados, têm a opção de apostar nas plantas artificiais. Atenção na hora de escolher os arranjos destas: procure lojas especializadas, que os criam com materiais que apresentam resultados mais realistas e similares às plantas naturais. A manutenção consiste na limpeza das peça, para preservar suas características.

Instadicas
Que tal acompanhar perfis de decoração com plantas e se inspirar nas dicas para aplicar no seu lar?

@hiltoncarter
@haarkon_
@thejungalow
@still_______
@thehangingplants

espaço do leitor
Maria Erli 07/07/2017 15:28
Ótimas dicas!
Maria Erli 07/07/2017 15:27
Ótimas dicas!
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object