[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Aprovado projeto que torna corrupção crime hediondo

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
NO SENADO 26/06/2013 - 18h05

Aprovado projeto que torna corrupção crime hediondo

Compartilhar

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 26, projeto de lei que inclui as práticas de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação na lista dos crimes hediondos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena. O projeto agora segue para a Câmara.

O autor do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), justifica que esses crimes são delitos graves praticados contra a administração pública que “violam direitos difusos e coletivos e atingem grandes extratos da população”. “É sabido que, com o desvio de dinheiro público, com a corrupção e suas formas afins de delitos, faltam verbas para a saúde, para a educação, para os presídios, para a sinalização e construção de estradas, para equipar e preparar a polícia, além de outras políticas públicas”, diz o autor do projeto.

O texto original de Taques, contudo, previa a qualificação como hediondo apenas para os crimes de corrupção ativa e passiva e de concussão (obter vantagem indevida em razão da função exercida). O relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), incluiu em seu parecer também os crimes de peculato (funcionário público que se apropria de dinheiro ou bens públicos ou particulares em razão do cargo) e excesso de exação (funcionário público que cobra indevidamente impostos ou serviços oferecidos gratuitamente pelo Estado).

“Sem a inclusão do peculato e do excesso de exação, a proposição torna o sistema penal incoerente, pois não há razão justificável para considerar crimes hediondos a corrupção e a concussão e não fazê-lo em relação ao peculato e ao excesso de exação”, alega Dias.

O relator também acatou emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) para incluir homicídio simples na categoria de crimes hediondos. Sarney alegou que um crime praticado contra a vida está entre os mais graves e não poderia ficar fora da lista.

Foi aprovada ainda emenda do senador Wellington Dias (PT-PI) que aumenta a pena do crime de peculato em até um terço quando ele for considerado qualificado, ou seja, cometido por autoridades e agentes políticos.

Agência Brasil

Compartilhar
espaço do leitor
cleiton 28/06/2013 11:08
Dobrar as penas criminais; Construção de presídios na floresta amazônica e em ilhas oceânicas; Instituição de trabalho obrigatório nos presídios, sendo que por cada três dias trabalhados se diminuiria um dia de pena, enquanto por cada dia não trabalhado se aumentaria um dia na pena. É a solução!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
rita de cassia batista ribeiro 27/06/2013 21:26
já que os órgãos ambientais nada fizeram para impedir a obra faraônica do aquário, o ministério publico pode impedir a continuidade da obra para que o dinheiro seja usado para as reais necessidades do povo cearense.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Kaunga 27/06/2013 15:31
E os deputados Cearenses debatendo as manifestações no Plenário da Assembléia é um Deus nos acuda. Quanta incompetência. O melhorzinho que eu ouvir discursar foi o Heitor Ferrer. O restante só presta para enganar o povo e para fazer programa policial.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Kaunga 27/06/2013 15:26
Condenações até no máximo 12 anos. No crime hediondo o cara cumpre 1/3 em regime fechado que são 4 anos e depois progride de regime. Se for condenado até 8 anos, o regime é semi-aberto. Pelo fim da progressão de regime penal para crimes hediondos.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
João Paulo 27/06/2013 14:57
Tornar o crime de corrupção crime hediondo, mas sem alterar sua pena, não surtirá efeito algum, pois, em face do entendimento do STF, o condenado poderá cumprir a pena em regime aberto. Então...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
14
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>