[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] CNJ obriga cartórios a celebrarem casamento gay em todo o país

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
14 VOTOS CONTRA 1 14/05/2013 - 10h29

CNJ obriga cartórios a celebrarem casamento gay em todo o país

Compartilhar

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira, 14, por 14 votos a 1, resolução que obriga cartórios brasileiros a celebrar casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Além disso, casais homossexuais em união estável poderão também pleitear casamento e os estabelecimentos não poderão rejeitar o pedido. Atualmente, a concessão ou não do direito ficava a critério de cada cartório. As informações são dos portais G1 e UOL.

"É vedada às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo", diz o artigo 1º da resolução. A decisão do CNJ, de autoria do ministro Joaquim Barbosa, entra em vigor a partir da publicação no Diário de Justiça Eletrônico, o que ainda não tem data para ocorrer.

De acordo com a resolução, caso algum cartório se recuse a conceder o casamento civil, o cidadão prejudicado deverá comunicar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local.

A resolução segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de maio do ano passado, que reconheceu o direito de união estável para casais do mesmo sexo. A ordem serviu de precedente para outras instâncias da Justiça, com pelo menos 1.277 casais homossexuais já tendo registrado suas uniões desde então, segundo levantamento da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). Em Fortaleza, 113 casais do mesmo sexo se uniram em 2012.

União estável e casamento civil garantem os mesmos direitos sobre os bens do casal. Em ambos os casos há contrato assinado em cartório. A diferença entre é que, no caso da união estável, o cidadão continua solteiro no estado civil. Ao abrir uma conta em banco, por exemplo, um cidadão solteiro – mesmo que em união estável – não precisa fornecer dados do companheiro. No caso do casado, essa prestação de dados torna-se obrigatória.

Compartilhar
espaço do leitor
Alaércio Flor 15/05/2013 12:18
O Brasil,depois do PT, é um país infernal...e pecador até dizer chega.E o Papa Francisco vem aí para falar aos jovens, a juventude tão perdida e sem rumo é ,quiça, a esperança de renovação dosocial.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Alaércio Flor 15/05/2013 12:16
A Igreja,a Família e as escolas vão ter que se adapatar aos gays ou os gays vão ter que se adaptar às instituições com cultos para gays, aulas para gays, e banheiros para gays???
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Alaércio Flor 15/05/2013 12:15
Se a maioria de heteros ficar calada vai se aceitar em pouco tempo como natural tamanha aberração: o status de casal a quem forma par de iguais...e cujas ações não podem ter o principio da igualdade de uma homem e uma mulher,serão sempre incompletos.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Alaércio Flor 15/05/2013 12:10
A pior ditadura é a das minorias....Não escondo meu preconceito que é cultural,mas o Brasil está se tornando uma Roma promíscua dos tempos antigos e cada vez mais a moral e os bons costumes da família são aviltados.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
sadasd 14/05/2013 16:59
Com aprovação e sem aprovação isso sempre será errado, não importa o que o homem determina.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
16
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>