[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ofício do Conselho Nacional da Educação aponta "manifesta ilegalidade" no calendário de Fortaleza

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
EDUCAÇÃO 25/02/2013 - 11h48

Ofício do Conselho Nacional da Educação aponta "manifesta ilegalidade" no calendário de Fortaleza

Compartilhar

Ofício da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) considera que o novo calendário escolar proposto pela Prefeitura de Fortaleza "fere frotalmente" a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação nacional e, portanto, "deve ser considerada uma medida de manifesta ilegalidade". A decisão da Câmara foi tomada na quarta-feira, por unanimidade, em deliberação com a presença de 10 dos 12 membros.

O documento foi encaminhado nesta segunda-feira, 25, ao vereador Guilherme Sampaio (PT), autor da consulta. O envio na documentação era aguardado desde sexta-feira, 22. O Conselho Municipal e o Estadual de Educação também serão notificados, bem como os órgãos nacionais que representam os conselhos das diferentes esferas.

O chamado "Pacto de Responsabilidade Social e Pedagógica pelos Estudantes da Reda Pública" foi articulado pelo secretário da Educação, Ivo Gomes (PSB), com apoio do Ministério Público, sindicatos de professores, rede de pais e aval do Conselho Municipal de Educação. Diante dos altos índices de evasão de estudantes e mesmo de falta de professores e, consequentemente, baixo rendimento, a Secretaria da Educação propôs a antecipação do fim do ano letivo 2012, ainda em curso devido às greves. As aulas, assim, terminariam em 28 de fevereiro - próxima quinta-feira. Para compensar, está previsto aumento da carga horária no ano letivo 2013.

A Câmara do CNE considerou, todavia, que a LDB estabelece como carga horária mínima 200 dias letivos com 800 horas de aula. A base para a posição da Câmara é o parecer 19/2009, que considerou que não seria possível o ano escolar ser reduzido. O referido parecer não permitiu a flexibilização, em 2009, mesmo em municípios nos quais havia epidemia de gripe suína, com ameaça à saúde dos estudantes.
Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Francisco José Ribeiro 26/02/2013 10:44
Felizmente o autor da consulta junto ao Conselho Nacional de Educação é um companheiro do PT. Ainda tem alguma oposição ao CID.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
daniel 26/02/2013 00:27
Os representantes da OAB e ministério publico tb devem ser punidos pois deviam resguardar o Estado de Direito!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Professor 25/02/2013 23:33
Por que os FG não colocam os filhos deles na escola pública e/ou propõem que nas escolas particulares que os herdeiro estudam reduzam também a carga horária,ou será que pensam que qualquer coisa para a mundiçada pobre tá bom?"Que país é esse"
Este comentário é inapropriado?Denuncie
GOKU 25/02/2013 20:29
Bom cabe a SME avaliar o prejuízo. Contudo sou favorável a decisão do CNE, considerando que o mínimo de carga horária de 800h e 200 dias letivos É UM DIREITO DE NOSSOS ALUNOS. Parabéns ao vereador e ao CNE. Qto ao Sr.Ivo Gomes = PEE PRA SAIR, PEDE PRA SAIR...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Pedro Wilson 25/02/2013 19:53
Ilegalidade por parte dos ferreira gomes? Qual a novidade? Agora dificilmente o prefeito de fortaleza, o sr. ivo gomes vai voltar atrás. Só voltará se for uma ordem judicial com ameaça de prisão.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
16
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>