[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Inácio e Moroni aparecem à frente em pesquisa para eleição da prefeitura de Fortaleza

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
IBOPE 09/05/2012 - 20h50

Inácio e Moroni aparecem à frente em pesquisa para eleição da prefeitura de Fortaleza

O senador Inácio Arruda, com 26% das intenções de voto, e Moroni Torgan, com 23% das menções, estão sendo seguidos de perto por Heitor Férrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), respectivamente com 19% e 15% das intenções de voto.
Compartilhar

Os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza Inácio Arruda (PCdoB) e Moroni Torgan (DEM) aparecem em empate técnico, considerando margem de erro, em pesquisa do Ibope para a prefeitura de Fortaleza. A pesquisa foi encomendada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB–CE) e registrada sob número Nº 00001/2012. Ao todo, foram entrevistados 504 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

O levantamento, divulgado na noite desta quarta-feira, 9, mostra um cenário bastante acirrado para a campanha de 2012. O senador Inácio Arruda, com 26% das intenções de voto, e Moroni Torgan, com 23% das menções, estão sendo seguidos de perto por Heitor Férrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), respectivamente com 19% e 15% das intenções de voto.

Os demais pré-canditados aparecem com tem 7% das menções, para Renato Roseno (PSOL), e 1% das intenções de voto tanto para Elmano Freitas (PT) quanto para Roberto Cláudio (PSB). Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados e 3% se declaram indecisos. O resultado reflete um dos quatro cenários testados pelo órgão de pesquisa e mede a intenção de voto considerando possíveis nomes para esta disputa.

A pesquisa do IBOPE Inteligência foi realizada entre os dias 28 e 30 de abril e indica a possibilidade de uma disputa bastante acirrada para a Prefeitura de Fortaleza. Neste momento, não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições.

 Leia também Pesquisa aponta rejeição de 48% à gestão municipal e 12% à gestão estadual

 

Cenário 2
Em um segundo cenário testado pelo Ibope, o pré-candidato do PSB, Roberto Cláudio, foi substituído pelo secretário especial da Copa Ferruccio Feitosa, também do PSB. Nesta simulação, Inácio Arruda e Moroni Torgan também aparecem à frente dos outros pré-candidatos e continuam tecnicamente empatados com 25% e 23% das intenções de voto, respectivamente.

Em um segundo patamar estão Heitor Férrer, com 18%, e Marcos Cals, com 14% das menções. Renato Roseno é citado por 8% dos entrevistados, enquanto Elmano Freitas e Ferruccio Feitosa obtêm 2% das menções. Os eleitores que afirmam a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto representam 5% do eleitorado e 2% ainda se declaram indecisos com relação ao seu voto.

Cenário 3
No terceiro cenário testado, Elmano Freitas é substituído pelo Deputado Federal Artur Bruno (PT). Mesmo com este cenário, o senador do PCdoB aparece novamente empatado tecnicamente com o candidato do DEM, se considerada a margem de erro de quatro pontos percentuais: 27% e 22% das intenções de voto, respectivamente.

Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm índices próximos de intenção de voto, com 16% e 14%, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 5% e Ferruccio Feitosa tem 2% das intenções de voto. O número de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto representam 5% do eleitorado, enquanto 2% ainda se declaram indecisos.

Cenário 4
No quarto e último cenário testado nesta pesquisa, o pré-candidato Ferruccio Feitosa foi substituído por Roberto Cláudio. Neste cenário, Inácio e Moroni mais uma vez aparecem empatados tecnicamente, com 27% e 23% das intenções de voto dos eleitores de Fortaleza. Em seguida, Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm 16% e 13% das menções, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 6% e Roberto Cláudio tem 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados, enquanto 2% declaram-se indecisos.

 

Espontânea
O Ibope Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, 60% dos entrevistados declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência. Moroni aparece com 6% das citações, seguido por Heitor Férrer e Marcos Cals, com 5% das menções cada um, e por Inácio Arruda, com 4%. A atual prefeita Luizianne Lins é citada por 3% dos entrevistados, assim como o candidato do PSOL, Renato Roseno. Os demais candidatos obtêm 1% ou menos das intenções de voto.

Influência de apoios
Os entrevistados foram questionados sobre a influência de apoio de algumas lideranças políticas na decisão do seu voto. Para 76% dos eleitores, o apoio do ex-presidente Lula aumentaria muito ou um pouco a vontade de votar em um candidato à prefeitura de Fortaleza. No caso da presidente Dilma, 69% declaram que seu apoio influenciaria muito ou um pouco na decisão de voto, enquanto 41% fazem esta afirmação em relação ao governador Cid Gomes e 44% quanto ao apoio do ex-deputado Ciro Gomes. O ex-senador Tasso Jereissati e o ex-governador Lucio Alcântara influenciariam positivamente a decisão de voto de 33% dos eleitores, enquanto a atual prefeita influencia positivamente a decisão de 18% dos eleitores.
 

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Jose de sousa filho 22/07/2012 19:07
ALERTA ELEITOR! Cuidado com os candidatos lançados por grupos. Esse tipo de candidato só terá compromissos e dever de favor a esses apoiadores, o povo que se lixe. (No caso, PSB e PT) Uns dos que gtem mais compromisso com o povo é HEITOR FERRER. Fiquem atentos.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Wesley Lima Rodrigues 22/07/2012 01:27
digo que moroni torgan fez uma coisa tira as armas do povo e coloca na mão de bandidos
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Wesley Lima Rodrigues 22/07/2012 01:22
o moroni não e de fortaleza e nunca ajudou fortaleza ele e um delegado da policia federal quando tasso era governador a unica coisa que ele fez foi prender bandido do narcotrafico, digo a voce policial na politica não presta ta aqui um link que fala do que ele fez aqui em fortaleza http://pt.wikiped
Este comentário é inapropriado?Denuncie
mirabel 23/06/2012 22:48
Se é para ter mudanças positivas de fato sem dúvida Renato Roseno. Mesmo porque todos os demais já tem sua política conhecida e desgastada sem nenhum proveito social.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Celio Queiróz 18/05/2012 08:08
Como o Roberto Claudio está na ponta se a população pouco o conhece, a única admnistração dele foi a UFC e muito ruim por sinal.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
19
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>