[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Comissão de Anistia realiza julgamento do processo de cearenses perseguidas na ditadura

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Memória política 09/03/2012 - 10h14

Comissão de Anistia realiza julgamento do processo de cearenses perseguidas na ditadura

Sessão especial, em São Paulo, analisará o caso das irmãs Niedja e Nadja Oliveira e de mais cinco mulheres
Compartilhar

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Anistia realiza hoje (9) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, sessão especial de julgamento para analisar os processos de sete mulheres que foram perseguidas durante a ditadura militar. Duas delas são cearenses: as irmãs Maria Niedja de Oliveira e Maria Nadja Leite de Oliveira. A informação está na coluna Vertical, no O POVO desta sexta-feira, 9 (leia aqui).

Serão ainda apreciados os casos de Maria Angélica Santos Bacellar, Gilda Fioravanti da Silva, Ida Schrage, Hilda Alencar Gil e Darci Toshiko Miyaki.

"Vamos ter o julgamento de sete casos de mulheres que alegam ter sido perseguidas. Nesta sexta-feira, elas terão seu processo de reparação apreciado pela Comissão de Anistia", disse Paulo Abrão, presidente da comissão, em entrevista à Agência Brasil.

"O processo de reparação é de construção da verdade ao longo do tempo. E, ao mesmo tempo, um processo de ampla visibilidade das vítimas. Aquelas vozes que foram caladas no passado agora têm a oportunidade de, por meio de um processo de escuta pública, fazer a narrativa da história sob seu ponto de vista, em contraposição àquilo que foi registrado de forma oficial pelos organismos de repressão", explicou Abrão.

A Comissão de Anistia existe desde 2001. Nesse período, segundo Paulo Abrão,  já recebeu mais de 70 mil requerimentos solicitando reparação. Desse total, pouco mais de 60 mil requerimentos foram apreciados. “Desses 60 mil, um terço dos casos foi indeferido por ausência de comprovação; em outro terço, a reparação foi deferida apenas em âmbito moral, com pedido de desculpas do Estado, mas sem qualquer tipo de reparação econômica; e no outro terço, além da reparação moral, teve também a reparação econômica”, informou. A média das indenizações, segundo ele, é R$ 2,2 mil mensais.

Além do julgamento, também será feita homenagem às mulheres que já tiveram seu processo analisado e que receberão nesta sexta-feira a certidão de anistiada política. Na homenagem, será exibido o documentário Vou Contar para Meus Filhos, parte do projeto Marcas da Memória, do Ministério da Justiça, que, segundo Abrão, financia iniciativas de memorização por parte da sociedade civil.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhar
espaço do leitor
JUNIOR 09/03/2012 13:40
ESTA COMISSÃO DEVERIA JULGAR QUE MATOU O SOLDADO MARIO KOSEL,EM SÃO PAULO,QUEM COLOCOU UMA BOMBA NO AEROPORTO DOS GUARARAPES,PERNAMBUCO EM 67 MATANDO MILITARES E CIVIS INOCENTES E QUEM MATOU UM CAPITÃO AMERICANO NO RIO NA FRENTE DO FILHO DE CINCO ANOS.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>