[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] É melhor evitar as demissões | O POVO
Corte de gastos 14/04/2013

É melhor evitar as demissões

Além de indenizações a serem pagas nas demissões, perde-se pessoas que já conhecem a cultura corporativa. Pleno emprego no Brasil agrava o quadro, dificultando contratações futuras
ETHI ARCANJO
Para a diretora do grupo BSPAR, Renata Paula Santiago, demissão é a última alternativa
Compartilhar


Em momentos de crise, o corte de pessoal costuma ser a primeira alternativa adotada pelas empresas. Nem todas conseguem suportar as dificuldades sem cortar na própria carne. Mas nem sempre essa é a melhor saída, pelo menos no longo prazo. Passada a má fase, e com o mercado de empregos aquecido como está atualmente, recuperar os funcionários perdidos custa caro. Além disso, os encargos para encerrar um contrato de trabalho no Brasil são pesados para o empregador.


É preciso, portanto, estabelecer uma estratégia para enfrentar crises. Pois perder pessoas que conhecem a cultura da empresa para futuramente ter de investir na seleção, treinamento e adaptação de novos funcionários custa caro. “Quando você demite uma pessoa, você não está demitindo só uma mão de obra. Está demitindo todo o conhecimento, a experiência e a vivência que ela tem da empresa”, diz Renata Paula Santiago, diretora do grupo BSPAR. “Hoje, na minha visão, a gente tem que evitar ao máximo chegar a pessoas (para cortar custo)”. É preciso, portanto, estabelecer uma estratégia para enfrentar crises. Pois perder uma pessoa que conhece a cultura da empresa para futuramente ter de investir na seleção, treinamento e adaptação de novos funcionários custa caro.


Aumentar receita


“Antes de demitir você tem que ver se tem capacidade de aumentar a sua receita, sem precisar mexer no custo. É importante ver se a empresa tem capacidade de buscar recursos para investir na melhoria da produtividade”, diz Maia Júnior, presidente da RM Engenharia. Para ele, o maior patrimônio de qualquer empresa são os líderes que ela forma. “Não se pode abrir mão de profissionais qualificados e produtivos”.


Mesmo que a situação ruim se prolongue, ainda é possível propor aos empregados férias antecipadas, redução de carga horária e diminuição de salários. “Normalmente a gente procura evitar esse momento. Essa é a lógica. Mas o País está com pleno emprego e não é hora de cortar funcionários”, diz Maia Júnior. Segundo ele, 70% dos funcionários da sua empresa têm mais de três anos de casa.


Dependendo do ramo de atuação da companhia, Renata Paula Santiago diz que dá para cortar gastos com energia elétrica, consumo de materiais ou mesmo com ligações telefônicas. “Há poucos dias conversei com um consultor que trabalha para grandes corporações que utilizam o telefone como meio de trabalho. E o trabalho dele é racionar o uso do telefone nessas empresas”, ela conta.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Quando uma empresa passa por dificuldades a alternativa costuma ser o corte de funcionários. Mas os custos com as demissões e futuras admissões, a serem feitas quando a crise passa, fazem com que as demissões nem sempre sejam a melhor saída.

 

Saiba mais

 

Demissão sem justa causa: direitos
Na demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito ao aviso prévio, o saldo de salário, a indenização das férias integrais (não gozadas e proporcionais, acrescidas do terço constitucional), a gratificação natalina proporcional (13º salário proporcional), a indenização compensatória de 40% dos depósitos do FGTS e o levantamento do saldo existente na conta inculada do FGTS

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>