MARTIN SCORCESE 16/01/2017

O que o silêncio pode nos ensinar

Em novo filme, Silence, diretor aposta na espiritualidade para se comunicar com o espectador
notícia 0 comentários
DIVULGAÇÃO
Liam Neeson vive papel de jesuíta em missão no Japão


O mundo não deve abandonar a espiritualidade, apesar dos atuais “acontecimentos terríveis”, afirmou, em Paris, Martin Scorsese, ao apresentar Silence, talvez seu filme mais pessoal, que planejou realizar durante décadas e que tem estreia marcada para fevereiro.


Rodado em Taiwan, o filme se baseia na obra histórica homônima do japonês Shusaku Endo e narra as dificuldades dos missionários jesuítas no Japão no século XVII.


Com Silence, Scorsese, que se define como um católico não praticante, pretende “abrir um diálogo” com o espectador e mostrar “até que ponto a espiritualidade é parte integrante do ser humano”, explicou à imprensa.


O premiado diretor americano fez e desfez este filme em sua cabeça por décadas, mudando, inclusive, o elenco, porque os atores “iam envelhecendo”.


Convencer Hollywood tampouco foi fácil. Ele precisou superar “problemas financeiros e legais” e “três ou quartos grandes intérpretes” rejeitaram atuar porque “a religião não fazia parte de sua vida”.


Um deles chegou a descartar o filme durante as filmagens do Lobo de Wall Street, protagonizado por Leonardo DiCaprio, embora Scorsese não tenha esclarecido de quem falava.


Em Hollywood são necessários “atores que atraiam dinheiro”, mas, então, corre-se o risco de trabalhar com quem “não acredita no projeto”, declarou o diretor de Taxi Driver e A Última tentação de Cristo, entre outros.


“Não sigo moda”

Aos 74 anos, Scorsese assegurou que já “não tem nada a esconder”, nem precisa “demonstrar que sabe utilizar uma câmera”. “Este filme é o que sou agora. Não sigo a moda”, destacou. “De alguma forma, este é o filme que mais se entrelaçou com a minha vida pessoal”, admitiu.


Até mesmo as filmagens na natureza, que disse tê-lo feito descobrir, por exemplo, o som das marés, foi uma “experiência mística”. “Sou nova-iorquino, alérgico a tudo (...) e de repente me encontrei no topo de uma montanha”, explicou.


“Viemos do silêncio e é para lá que vamos. Deveríamos aprender a nos sentir confortáveis com isso”, disse, em alusão ao título do filme.


Em novembro, ele apresentou Silence no Vaticano, logo após se reunir com o papa Francisco. (AFP)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte