[an error occurred while processing this directive] Sangue Latino | O POVO
DRAGÃO FASHION BRASIL 04/05/2016

Sangue Latino

principal evento de moda autoral do país, o dfb inicia hoje, destacando o potencial criativo da colômbia e propondo a identidade multicultural da américa latina
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br

Um a um, os convidados se acomodam em seus lugares, sem perceber a adrenalina que impera no backstage. As luzes se apagam, a música começa e finalmente os modelos seguem exibindo, em poucos minutos, o resultado de meses de trabalho dos criadores. Esse ritual se repete várias vezes a cada fashion week mundo afora, e não é diferente no Dragão Fashion Brasil (DFB).

 

Desde 1999, o evento inseriu Fortaleza no mapa das semanas de moda do País. Atualmente, divide o calendário com a São Paulo Fashion Week e o Minas Trend, mas se diferencia pela veia “autoral” e pelo foco na valorização das artesanias. “A criatividade vem antes do comercial”, explica o estilista Mark Greiner, que já apresentou 13 coleções no DFB.


A cada ano, os temas escolhidos norteiam toda a programação do evento. A 17ª edição, que inicia hoje, adota o Sangue Latino e propõe diálogos sobre uma identidade multicultural e criativa da América Latina. O Dragão Fashion segue até sábado, 7, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza e traz desfiles, palestras, shows, feira criativa e espaços gastronômicos.


Em nome do intercâmbio com países vizinhos, a Colômbia foi eleita como destaque. A parceria entre brasileiros e colombianos será vista, por exemplo, no desfile da Lenerd, de Felipe Santamaría, e na “Artesanías de Colômbia”, exposição com objetos de moda e de design.


Claudio Silveira, criador do Dragão Fashion Brasil, conta ter visto pessoalmente a valorização que o povo colombiano dá às produções artesanais. “Eles tratam as produções como joias”, diz. Foi o que despertou em Cláudio o desejo de dar mais visibilidade à indústria criativa do artesanato, e é essa proposta que perpassa a vasta programação do evento.


O organizador destaca também o “movimento” que o evento vem causando na cadeia produtiva da moda local nesses 17 anos, desde a formação e inserção de profissionais no mercado até o consumo dos produtos nas lojas. “O trabalho que fazemos no Dragão termina no varejo”, afirma. Mark, que acompanhou essa história como estilista participante e como produtor, reitera esse impacto. “O Dragão profissionalizou pessoas em todas as áreas de atuação na moda”.


Na edição 2016, o line up será composto por 32 desfiles, incluindo o cearense Lindebergue Fernandes, o mineiro Ronaldo Silvestre e o baiano Jeferson Ribeiro. Além dos profissionais, estudantes de oito instituições de ensino participam do Concurso dos Novos. Nos dois primeiros dias, as equipes desfilam coleções-cápsulas compostas por oito looks cada.


“O concurso oferece uma perspectiva maior do trabalho com moda”, afirma Mark Greiner, vencedor de uma das edições, quando iniciava a carreira. A experiência vai desde a elaboração do conceito até a execução e apresentação das peças ao público e aos jurados. Durante o processo, os estudantes têm contato com os outros profissionais presentes no mercado da moda.


Além das passarelas

 

A formação de novos profissionais é um eixo de destaque na programação. O Dragão Pensando Moda (DPM) traz palestras, mesas-redondas e workshops. Uma das atrações mais aguardadas é o estilista mineiro Ronaldo Fraga, reconhecido pelas coleções pautadas em temas culturais e sociais. Na sexta-feira, 6, ele participa de uma mesa redonda sobre criação de moda com Lindebergue Fernandes, Celina Hissa e Felipe Santamaría.


Neste ano, a programação inclui também, pela primeira vez, o “Encontro dos Cursos de Moda do Ceará”, que visa inserir o artesanato nas grades curriculares dos cursos. Já o 1° Seminário Latino-americano de Moda, Cultura e Desenvolvimento promove discussões sobre políticas públicas voltadas para o artesanato e sobre a possibilidade de uma indústria com o “DNA” da moda latino-americana.


O grupo de designers Babado Coletivo também participa da programação com feiras criativas, reunindo marcas que investem em produções autorais. Para completar, diferentes restaurantes e food trucks estarão presentes no Terminal Marítimo ao longo dos quatro dias do evento.


LEIA MAIS NA PÁGINA 3

 

Uma das atrações mais aguardadas é o estilista mineiro Ronaldo Fraga, reconhecido pelas coleções pautadas em temas culturais e sociais

 

Traslado para o Terminal Marítimo


Durante o evento, será disponibilizado, gratuitamente, traslado para o Terminal Marítimo. O ônibus oficial inicia o trajeto no Shopping Iguatemi, às 15 horas, na parada do TopBus. O serviço é realizado de hora em hora e o último retorno ao shopping está previsto para as onze da noite.

 

Serviço

 

Dragão Fashion Brasil 2016

Quando: de hoje, 4, a sábado, 7

Onde: Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (Av. Vicente de Castro - Mucuripe)

Quanto: entrada gratuita*

*os convites para os desfiles serão distribuídos no próprio evento a partir das 16 horas. Cada pessoa poderá escolher até duas apresentações por dia.

 

> TAGS: fortaleza dfb moda
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte