INTERNET. TENDÊNCIA 01/03/2016

Podcast a resistência do áudio

Em uma internet dominada por vídeos, fotos e memes, há quem prefira apenas ouvir. Bem-vindo ao universo dos podcasts, com sua variedade de temas, bom humor e seguidores fieis
notícia 6 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18839, 'email': 'jadersantana@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe1der Santana'}
Jáder Santana jadersantana@opovo.com.br


No século do visual, usar a audição - e apenas ela - é um ato de resistência. Como um ensaio de retorno à era do rádio, a cultura dos podcasts reúne, de um lado, produtores de conteúdo antenados às novidades e, do outro, um público fiel que espera ansioso pelas novas edições dos programas e por uma interação mais direta com seus apresentadores.


Ao contrário do que ainda é feito no rádio, o conteúdo dos podcasts é oferecido sob demanda: você pode ouvir o que quiser, quando quiser. São arquivos de áudio disponibilizados para transmissão online e que podem ser baixados e executados em qualquer tablet ou smartphone.


“Ouço os programas no trânsito, quando vou trabalhar, e quando saio pra fazer algum exercício”, explica o estudante Gabriel Pires, que dá preferência a programas sobre humor, cinema e atualidades. A variedade de temáticas, aliás, é outro ponto positivo para o formato. Só no Brasil, são centenas de opções com foco em cultura, política, games, religião, educação, humor e esportes.


Por aqui, os programas de maior sucesso são os que tratam de assuntos de cultura pop e entretenimento, como o Pauta Livre News, que nasceu no início de 2009 e conta com membros espalhados pelo Ceará, São Paulo, Belo Horizonte e Mossoró. “Acredito na proximidade com o ouvinte. Muitos veem o podcast como uma conversa informal, quase um papo de bar”, explica Carlos Tourinho, um dos integrantes do programa, que conta hoje com cerca de 40 mil ouvintes.


Deixar que o ouvinte se sinta próximo é uma estratégia que vem se mostrando positiva. Quem conduz os podcasts geralmente tenta imprimir um ar de descontração aos episódios, como um bate papo animado entre amigos. “Interagimos com o público por várias redes sociais e mensalmente fazemos um programa ao vivo, com participação direta e em tempo real dos ouvintes”, explica o publicitário Guilherme Baldi, um dos integrantes do Grande Coisa, que tem uma média de 10 mil ouvintes por episódio.


O Brasil conta com aproximadamente 1,5 mil podcasts - só no iTunes são mais de 250 mil, de todo o mundo. De acordo com os dados apresentados pela Podpesquisa 2014, o brasileiro dedica em média 8 horas semanais para ouvir seus programas favoritos. O público é majoritariamente masculino (87%), universitário (54%), e a média de idade entre os ouvintes é de 25 anos.


Em tempos de popularização dos vídeos - o clipe de Gangnam Style, no YouTube, tem mais de 2,4 bilhões de visualizações - e dos serviços de streaming, chama atenção que uma mídia que não depende de conteúdo visual consiga tanto destaque. “A principal diferença entre o podcast e serviços como Netflix é que ele não precisa que você esteja conectado à internet todo o tempo. Além disso, existe uma proximidade que as séries da Netflix não trazem, e não é incomum os podcasters serem citados como amigos”, justifica Guilherme.

 

VIDA & ARTE INDICA:


Na lista abaixo, apresentamos alguns podcasts nacionais que merecem atenção. Baixe os episódios, coloque os fones de ouvido e conecte-se ao novo mundo da rádio.


Cultura pop

Iradex: iradex.net

Papricast: paprica.org


Literatura

Homoliteratus: homoliteratus.com

LiterárioCast: literariocast.com


Cinema

RapaduraCast: cinemacomrapadura.com.br

Cinema em Cena: cinemaemcena.com.br


Atualidades

Xadrez Verbal: xadrezverbal.com

Café Brasil: portalcafebrasil.com.br

SerifaCast: facebook.com/serifacast

 

espaço do leitor
Cristiano Lopez 02/03/2016 12:59
Faltou o Nerdcast,que é muito divertido e que trata sobre diversos assuntos sobre o mundo pop.
Sidney Alencar 02/03/2016 05:26
Show de bola! Aqui na terra temos também o Serifacast, o NHS e também o Conexões Improváveis!
Danilo Pastor 01/03/2016 15:04
Otima matéria, vamos levantar essa mídia cada vez mais conhecam o Papo de Adoradores tb.
Podcast Los Chicos 01/03/2016 12:42
Ótima matéria! Tenho meu próprio podcast (podcastloschicos.com.br) e achei ótima essa divulgação da mídia!
Sr.A - Podcast Edit 01/03/2016 12:32
Para quem quer começar a fazer o seu sugiro o: https://soundcloud.com/senhor-a-editor Episódios 001 e 002
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

O POVO Entretenimento | Vida & Arte