[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ponto de vista | O POVO
06/01/2016

Ponto de vista

notícia 0 comentários


Tive a sorte de encontrar o Arnaldo Batista em 2013 numa exposição de seus quadros no SESC Vila Mariana em São Paulo, e não resisti - Posso tirar uma foto contigo mestre? “Vai fundo!”, ele disse num sorriso largo e generoso. Dei pra ele um disco, ele gostou da capa, lembrava suas artes, disse - vou ouvir em casa, pintando. A imagem até hoje me enche de alegria. Pra mim ele é o mestre mais lindo, e a música e a contracultura brasileira não seriam as mesmas sem a sua presença.


Diz o Paulo Leminsky em um texto sobre o Walt Whitman, que toda revolução digna desse nome produz seu grande artista, que como uma antena capta a imensa energia vital liberada pelas transformações coletivas. Poderia estar falando do Arnaldo, que na efervescência dos anos 1960 e 1970, abriu as portas da percepção da música brasileira para o rock e para a psicodelia, na combinação explosiva de estética e política que foi a Tropicália.


Todos que curtimos ou fazemos rock (o que quer que isso queira dizer) no Brasil, devemos muito ao Arnaldo e aos Mutantes. Escrevo ouvindo seu último e incrível disco Let it Bed (2004), pensando em sua história de vida, em tudo que fez, pelas dificuldades que passou, na incrível conexão de sua vida com sua arte, e quase posso ouvir de novo a sua voz generosa como um ensinamento: vai fundo!


Oscar Arruda, cantor, músico e compositor cearense



Veja também

Caminhando só
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte