[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Magia em movimento | O POVO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 14/12/2015

Magia em movimento

Com cursos e parcerias em diversas áreas do design gráfico, Arte & Cia investe em formação e projeta futuro animado
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16407, 'email': 'andrebloc@opovo.com.br', 'nome': 'Andr\xe9 Bloc '}
André Bloc andrebloc@opovo.com.br
RODRIGO CARVALHO
Arte&Cia:projetos integram professores e alunos. "Uma forma de integrar ao mercado"

Dizia o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço, que “qualquer tecnologia suficientemente avançada é equivalente à mágica”. Eis que em 1981, a Disney publicava A Ilusão da Vida. A bíblia da animação é um dos primeiros guias para mostrar que filmes animados não são mágica – são tecnologia em movimento. Desde 2010 em Fortaleza, a Art & Cia Animation Art School se dedica a municiar uma geração de estudantes e professores com todas as ferramentas para transformar computação gráfica (CG) em arte.

 

A escola foi fundada por Cláudio Martins e Raquel Garcia em 2007, em Manaus (AM), e chegou a Fortaleza três anos depois. “Na época, o conhecimento de CG era muito escasso, tanto sobre as ferramentas, como em programação, animação 3D e tudo mais”, lembra Cláudio. Lentamente, o grupo foi crescendo e se diversificando e hoje a escola oferece uma série de cursos, que incluem animação 2D e 3D, game design, desenho tradicional, programação para crianças, além de módulos variados a cada semestre.


“O que muita gente não se dá conta é que a animação é um processo muito laboral. Para você fazer uma obra bem executada, fluida, demora um tempão”, explica Cláudio. Se por um lado o trabalho é exaustivo, por outro a dificuldade serve de motor para o crescimento da Art&Cia. Clemente Maciel, professor de motion design e after effect, foi aluno da primeira turma de animação 3D da escola. Para ele, o cuidado com a especialização é o que torna o trabalho possível. “O bom dos cursos daqui é que você vê todo o processo. Cada aluno se identifica com uma parte e segue naturalmente por essa área. Quanto mais profissionais diversificados fazendo o mesmo projeto, melhor o resultado final vai ser”, defende.


Apesar do enfoque inicial em animação, a Art&Cia busca se atualizar com áreas novas como a de realidade aumentada e virtual. Hoje, o desenvolvimento de games é bem mais buscado que a parte cinematográfica, segundo Cláudio. Daí surgiu a parceria da escola com o Valente Studio, empresa produtora de games incubada na escola e que hoje funciona junto com a Art&Cia. “Não ensinamos a ficar só na ferramenta, a gente vai além disso”, defende Cláudio, ressaltando que não há mais necessidade de estudantes se mudarem para São Paulo para se aprofundar em Computação Gráfica.

 

Jogo de casos

Ao mesmo tempo em que Clemente defende a especialização, Eduardo Bruno, novo professor da área de programação de jogos digitais, celebra o encontro de diferentes artes no mesmo local. “Você não pode ser só programador e ponto final. Você tem que ter conhecimento de animação, design, modelagem 3D”, exemplifica. Essas correntes de conhecimento são construídas de diversas formas na escola.

 

“Existe uma tendência aqui de trazer os alunos para participar dos projetos. Às vezes, a gente precisa, por exemplo, de um modelador 3D a mais, aí a gente chama aluno, ex-aluno. É uma forma de integrar ao mercado”, defende Yvens Rebouças, coordenador criativo de Game Design.


Dessas parcerias surgiram dois cases de sucesso. O primeiro é o curta-metragem em 3D Chora Chuva, de Glauber Filho, baseado no conto da escritora Socorro Acioli. A obra está sendo desenvolvida por uma equipe de professores, alunos e ex-alunos. Outro é um projeto de game para Sony Playstation 4, também de um grupo multidisciplinar.


A Art&Cia promove ainda palestras e cursos online com alguns dos grandes nomes da animação no mundo. No ano passado, o animador Bill Tessier (Disney), o desenvolvedor Tyson Murphy (Blizzard), o desenhista Glenn Vilppu e o artista contemporâneo David Kassan foram alguns dos convidados para cursos e palestras gratuitas.

 

Glossário

 

COMPUTAÇÃO GRÁFICA – ou CG, é a área que abarca todas as ferramentas e técnicas que se unem para se fazer animações, jogos digitais, arquitetura e outras áreas de especialização que envolvem imagem e tecnologia.

 

ANIMAÇÃO 2D E 3D- Técnicas de ilusão de movimento a partir de imagens fixas; desenhos. Animação 2D é a tradicional, como em Branca de Neve (1937) ou Vidas ao Vento (2013) e a 3D é a tridimensional, de Toy Story (1995) e Frozen (2014).

 

PROGRAMAÇÃO – É a parte mais técnica do desenvolvimento, que envolve códigos, protótipos e algoritmos para funcionamento das mecânicas de games.

 

MODELAGEM 3D – Podendo ser física (em massa clay ou outros materiais) ou digital (em programas como o Blender), trata de moldar o formato e detalhes de personagens em animações ou games.

 

MOTION E CHARACTER DESIGN - desenho do movimento e dos personagens, respectivamente. 

 

Serviço

 

Art&Cia Animation Art School

Onde: R. Monsenhor Bruno, 417 – Meireles.

Cursos: Character Design; Code4Kids (programação para crianças); Animação em 3D; Desenho para Animação; ferramentas como Toon Boom e Unity (games); entre outros.

Telefone: 3023 7201

Informações: arteciacursos.com

 

Multimídia

Veja vídeo sobre os projetos desenvolvidos na Arte&Cia em Pwww.opovo.com.br/videos

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte