[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Quanto riso, quanta alegria! | O POVO
Pré-Carnaval 31/01/2014

Quanto riso, quanta alegria!

Sambas de enredo, marchinhas tradicionais, clássicos da 'dor de cotovelo', afoxés e outros batuques animam os foliões a partir de hoje nos quatro cantos da cidade. No aterrinho, Preta Gil é a primeira atração
notícia 0 comentários
DIVULGAÇÃO
Compartilhar


Chapéu de pirata, nariz de palhaço, saia de tule, lençol branco imitando um autêntico árabe. Vale tudo e mais alguma coisa para despir-se do dia a dia do trabalho e colocar a fantasia à mostra quando o assunto é o Pré-Carnaval.


Na capital cearense, o Ciclo Carnavalesco 2014 se inicia oficialmente hoje com a saída de 60 blocos selecionados em edital pela Prefeitura de Fortaleza (através da Secultfor) e outros tantos espalhados pelos quatro cantos da cidade, levando aos foliões ritmos variados que vão do samba de enredo às marchinhas de outrora, passando pelos frevos até desembocar no puro e ‘doloroso’ brega.


No Benfica, um dos redutos da boemia local, blocos como o Luxo da Aldeia e Eu Não Sou Cachorro, Não! (comandado pela banda Leite de Rosa & Os Alfazemas) apostam, respectivamente, nas músicas de compositores cearenses e na sonoridade do brega.


Na Praia de Iracema, um dos polos mais disputados por nativos e turistas, o ‘circuito das baterias’ - que se estende pela Rua dos Tabajaras até o aterrinho - colocará em destaque cinco blocos (Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila, Bons Amigos e Mió K.I.), aos sábados, a partir das 16 horas.


Subindo pela Rua João Cordeiro, a alegria se renova com a presença do Cheiro, Que Merda é Essa?, Bonde Batuque, Amantes de Iracema, Taberneiros de Iracema e o irreverente Num Ispaia Senão Iênche, este do carnavalesco Dilson Pinheiro. Ao final, por volta das 22 horas de amanhã, a cantora baiana Preta Gil abre a programação da Secultfor com show gratuito no aterrinho.


E se o caso for só curtir, com a família e/ou amigos, mas sem sair do lugar? O Centro, então, será uma das melhores escolhas. É lá que, há sete anos, o Concentra Mas Não Sai finca os pés na Praça do Ferreira, sempre às 18 horas dos sábados. No mesmo bairro, desta vez na Praça José Bonifácio, o Vassouras do Babau marca presença a partir de hoje, às 19 horas, com show especial de Babau do Pandeiro.


Aos domingos, no Estoril, o som dos tambores e abês pode ser acompanhado pelo bloco Tambores Carnavalescos e o afoxé Acabaca. Pronto, agora é só escolher, que a época mais leve e colorida do ano já chegou com tudo!

 

BENFICA

Criado em 2006 e um dos ‘queridinhos’ do tradicional bairro universitário/boêmio, o Luxo da Aldeia prioriza um repertório de compositores cearenses. Durante o pré-Carnaval, as apresentações acontecem às sextas, das 18 horas às 22 horas, na Rua Pe. Francisco Pinto, 144 (em frente ao Bar do Chaguinha).


CENTRO.

Priorizando os carnavais de outrora, com direito a marchinhas e outros clássicos do período momino através de instrumentos de sopro, o Concentra Mas Não Sai existe desde 2001, tendo como inspiração um outro bloco, o Quem é de Benfica, atualmente extinto. Com passagens pelo Papicu e Mercado dos Pinhões, foi na Praça do Ferreira que os organizadores decidiram se concentrar de vez.

Concentra Mas Não Sai.
Quando: aos sábados, às 18h. Onde: Praça do Ferreira.


ATERRINHO

Único bloco fora do Rio de Janeiro com a chancela da GRES Estação Primeira de Mangueira, o Bons Amigos teve sua pré-estreia em 2007 e conta com a direção técnica de Marcello Santos (etnomusicólogo, ritmista e educador musical).

É um dos blocos que compõe o ‘circuito das baterias’, ao lado de Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Mió K.I.

Bloco Bons Amigos.

Quando: aos sábados, às 17h30. Onde: Rua dos Tabajaras.


PRAIA DE IRACEMA.

Tendo como ponto de referência as ruas que circundam o tradicional Bar da Mocinha, blocos como Cheiro, Que Merda é Essa?, Bonde Batuque e Num Ispaia Senão Iênche animam os foliões com sambas e marchinhas para toda a família. Na rua desde 1992, o Cheiro - agora em 2014 - foi o bloco a dar o ‘primeiro grito de Carnaval’, antes mesmo do Réveillon.

Bloco Cheiro.

Quando: aos sábados, às 20h. Onde: Rua João Cordeiro.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte