[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O que há de novo em Francisco | O POVO
Papa 22/12/2013

O que há de novo em Francisco

O PAPA Francisco foi uma das personalidades que mais chamou a atenção este ano. O Vida&Arte Cultura de hoje discute que Igreja seu discurso e seus gestos estão propondo
{'grupo': '.', 'id_autor': 18802, 'email': 'alan@opovo.com.br', 'nome': 'Alan Santiago'}
Alan Santiago alan@opovo.com.br
AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI
Compartilhar


A edição da revista Time que elegeu o papa Francisco como personalidade do ano é o coroamento de um 2013 que viu, em toda a plenitude, o perfil francamente midiático do argentino Jorge Bergoglio. Eleito há nove meses, o sumo pontífice conseguiu conquistar a imprensa secular com declarações e gestos que destoam do receituário pomposo de seu antecessor Bento XVI.

 

Dispensou a estola na primeira aparição em público, trocou o apartamento papal no Palácio Apostólico pela residência Santa Maria, prefere um Ford Focus no lugar da Mercedes. Usa branco simples, cruz de ferro, anel de prata.

 

O Twitter do papa é usado regularmente. No último dia 19, o sacerdote pediu a Deus a graça de ver um mundo onde “mais ninguém tenha que morrer de fome”.

 

Mandou mensagem aos seguidores inclusive no dia em que completava 77 anos, na última terça-feira, quando também rezou uma missa e tomou café-da-manhã com quatro moradores de rua.

 

Mas, ademais desses dados superficiais que compõem a figura do sacerdote, ele tem sido destacado por dois tipos de decisões difíceis de ser tomadas e que são, de alguma forma, enfrentadas por ele: uma delas administrativa; a outra religiosa.

 

A primeira se refere à reforma da Cúria Romana, que ele já chamou de a “lepra do papado”. O banco do Vaticano, cujo nome é Instituto para as Obras para a Religião (IOR), está imerso em denúncias de crimes fiscais, como lavagem de dinheiro. Pela primeira vez em 125 anos, números do IOR passaram a ser divulgados pelo Vaticano - R$ 259 milhões foi o lucro do banco em 2012.

 

Além disso, nomeou seu secretário pessoal, monsenhor Alfred Xuereb, para ficar de olho nas movimentações financeiras do banco e também da Santa Sé.

 

A outra ênfase de Francisco vai na direção do texto bíblico. O primeiro documento escrito por ele, a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” (A alegria do Evangelho) destaca a missão evangelizadora dos fiéis e uma igreja menos centralizada no papa. “Se for bem entendida, a diversidade cultural não ameaça a unidade da Igreja”.

 

Ele ainda reflete sobre a Igreja (“prefiro uma Igreja machucada, ferida e suja, porque foi às ruas”), sobre a desigualdade (“devemos dizer ‘não a uma economia da exclusão e da desigualdade social’”) e também sobre a idolatria do dinheiro (“A adoração do antigo bezerro de ouro encontrou uma nova e cruel versão no fetichismo do dinheiro”).

 

Os conservadores americanos colocaram-lhe a pecha de marxista, enquanto a revista Advocate, uma renomada publicação gay dos Estados Unidos, elegeu o papa como a personalidade do ano.

 

“Se a pessoa é gay, busca a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”, já afirmou o papa em entrevista. Disse ainda que, mesmo tendo direito de manifestar opinião, a Igreja não pode interferir espiritualmente na vida de gays e lésbicas.

 

Por outro lado, sua articulação contra o projeto que aprovou o casamento igualitário na Argentina, quando ainda era bispo de Buenos Aires, foi dura e altissonante, como explica o jornalista Bruno Bimbi no texto que escreveu para o livro Casamento Igualitário e que o Vida&Arte Cultura publica hoje.

 

O também jornalista argentino Horacio Verbitsky vai na contramão do coro dos contentes. Enquanto o papa cria comissão para combater casos de pedofilia, Verbitsky revelou que caso do sacerdote Julio César Grassi, que mesmo condenado a 15 anos por pedofilia teve o apoio irrestrito do agora papa.

 

Longe de ser unanimidade, o papa e o que ele propõe é, antes, matéria de reflexão. Por isso, que análise podemos fazer dessa Igreja - nova? - proposta por Francisco é o que os articulistas convidados pelo O POVO discutem nas próximas páginas.

Compartilhar
espaço do leitor
João Batista Canuto 23/12/2013 08:46
Um grande ser humano, humilde, simpático, fiel a Deus, não dar importancia as coisas materiais, adoro este cara, se as pessoas tivesse pelo menos a metade da humildade dele o mundo seria bem melhor. Siga em Frente Francisco porque vc "É O CARA"
Este comentário é inapropriado?Denuncie
João Batista Canuto 23/12/2013 08:43
digite seu comentário
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte