[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O primeiro Ponto do Ceará | O POVO
Artigo 02/06/2013

O primeiro Ponto do Ceará

Compartilhar

Em junho de 2004, o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, chega ao Cariri. Acompanhado da secretária da Cultura do Estado do Ceará, Claudia Leitão, viria para titularização do primeiro Ponto de Cultura do Ceará, na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.

 

Lembrando o período de “Entradas e bandeiras”, nunca as ações e recursos do Ministério da Cultura do Brasil se embrenharam tão profundamente nos diversos biomas do território nacional, dando voz e vez a iniciativas criativas já existentes. A ideia não era a de inaugurar e sim de reconhecer, apoiar e disseminar, na promoção de intercâmbio, através de geração de produtos.


Na Fundação Casa Grande, foram fortalecidos os Laboratórios de Conteúdo e os Laboratórios de Produção. A finalidade dos laboratórios de conteúdo era de aprofundar a qualidade de conteúdo, através do acesso a diversidade de linguagens de comunicação: uma gibiteca, uma biblioteca, filmoteca, musicoteca e um ciber.


A finalidade dos laboratórios de produção era de disponibilizar ferramentas de elaboração de produtos que gerassem formação profissional e ampliação de mercado de trabalho através de uma rádio e uma TV comunitária, uma editora literária e um espaço de formação de plateia (teatro, cineclube).


Acreditamos e nos empenhamos com a esperança de um novo e contínuo tempo de política a longo prazo nesse País e o que vimos, depois disso, com a saída de Gil e Juca, foi o atropelo da gestão de Ana de Hollanda, com o enterro dos Pontos de Cultura e o pavonismo sequente de Marta Suplicy que, como um peixe fora d’água, ainda não se sabe pra que veio, a não ser a de representar um membro de um partido no exercício de uma pasta.


Concluo que a boa intenção desse povo se esvaiu, o que me faz recordar uma poesia de Patativa do Assaré de nome “O Rádio ABC” que bradava nos quatro cantos: “Plante que o João Garante e hoje derne o sul inté o norte só tá falando de esporte, Pelé, Garrincha e Tostão!”

 

Alemberg Quindins

Francisco Alemberg de Souza Lima é criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, no interior do Ceará. A fundação nasceu em 1992 como um centro cultural para crianças e de resgate da memória do sertão.

Compartilhar

Veja também

O ponto Gil
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte