[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Brasil com curtas em Cannes | O POVO
Festival 24/04/2013

Brasil com curtas em Cannes

Dois curtas-metragens brasileiros são selecionados em mostras paralelas do Festival de Cannes 2013
FOTO: DIVULGAÇÃO
Cenas de Pátio, de Aly Muritiba (foto) e Pouco Mais de um Mês, de André Novais: selecionados para Cannes
Compartilhar


O curta-metragem Pouco Mais de Um Mês, do mineiro André Novais, entrou na seleção da Quinzena dos Realizadores, paralela do Festival de Cannes 2013 dedicada ao cinema independente. O anúncio foi feito ontem de manhã pela organização do festival em seu site oficial.


Exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes em janeiro deste ano, o curta Pouco Mais de um Mês é protagonizado pelo próprio diretor e sua namorada Élida Silpe e versa sobre o relacionamento dos dois. Le Congrés, do israelense Ari Folman (o mesmo de Valsa com Bashir), é o longa-metragem de abertura da Quinzena dos Realizadores.


Já o curta-metragem Pátio, de Aly Muritiba – baiano radicado em Curitiba -, foi selecionado para integrar a competição da Semana da Crítica, outra mostra paralela do Festival de Cannes, dedicada a cineastas estreantes ou com apenas dois filmes no currículo. A lista de competidores da Semana da Crítica foi anunciada segunda-feira, assim como o filme de abertura do evento, que ficará sob a responsabilidade do francês Suzanne, de Katell Quillévéré.


O curta Pátio venceu recentemente o festival É Tudo Verdade na categoria de curta nacional. Entre os longas selecionados, nenhum brasileiro conseguiu uma vaga. A presença mais forte é da França, com três produções. Da América do Sul, somente a Argentina tem um representante com Los Dueños, de Agustín Toscano e Ezequiel Radusky.


Mostra oficial

Briga de cachorro grande é a melhor expressão para definir a competição oficial do 66º Festival de Cannes, entre 15 e 26 de maio. Na lista anunciada na quinta-feira passada, 16 dos 19 selecionados já passaram pelo evento.

 

Roman Polanski retorna 11 anos depois de faturar a Palma de Ouro por O Pianista. O cineasta apresenta sua adaptação da peça Venus in Furs, de David Ives. Já os irmãos Coen mostram Inside Llewyn Davis, ambientado em Nova York.


Nicolas Winding Refn, de Drive, retorna com Only God Forgives. Steven Soderbergh reaparece com Behind the Candelabra. O italiano Paolo Sorrentino tenta a primeira Palma com La Grande Bellezza, mesma situação do francês Arnaud Desplechin, na briga com Jimmy Picard.


Takashi Miike e Hirokazu Kore-Eda são os japoneses indicados. Dos EUA vêm também James Gray (The Immigrant) e Alexander Payne (Nebraska). O iraniano Asghar Farhadi mostra Le Passé. (da Folhapress)


O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Os curtas Pouco Mais de um Mês, de André Novais, e Pátio, de Aly Muritiba, representam o Brasil respectivamente na Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica, paralelas do Festival de Cannes 2013.

 

Multimídia

 

Veja lista completa dos selecionados da Quinzena dos Realizadores em


www.quinzaine-realisateurs.com/la-selection-2013-p362.html


Veja lista completa dos selecionados da Semana da Crítica em


www.semainedelacritique.com/films/2013/2013_selection.php


Veja lista completa dos selecionados para a mostra oficial do Festival de Cannes 2013 em


www.festival-cannes.fr/en/article/59652.html

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte