[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A Galinha Degolada em cartaz no teatro da Caixa Cultural | O POVO
Teatro 21/02/2013

A Galinha Degolada em cartaz no teatro da Caixa Cultural

Companhia catarinense apresenta A Galinha Degolada no teatro da Caixa Cultural. Baseada no conto de Horácio Quiroga, a peça fica em cartaz de hoje a domingo (24)
DIVULGAÇÃO
Cena de A Galinha Degolada: dramas familiares levantam questões perturbadoras
Compartilhar


O que acontece para os pais chegarem ao ponto de tratar suas crianças como “os filhos idiotas”? E o que ocorre quando, após o nascimento de quatro filhos portadores de doença mental incurável, nasce uma menina não acometida pela doença? Guiado por esses questionamentos se constrói A Galinha Degolada, espetáculo que entra em cartaz hoje, no teatro da Caixa Cultural. A peça catarinense será apresentada até domingo (24).


Dirigido por Jefferson Bittencourt, o espetáculo é baseado no clássico homônimo do escritor uruguaio Horácio Quiroga. Para o diretor, o foco principal da história é a falta de amor dos pais pelos filhos. “O casal tem uma relação tensa e um vive jogando para as costas do outro a responsabilidade pelos filhos.” O casal Mazzini-Ferraz tem quatro filhos chamados, por eles, de “idiotas” e que sofrem todas as consequências da falta de amor entre os pais.


A montagem dos grupos traz à cena quatro bonecos representando as crianças. “Recorremos à estrutura do boneco justamente pelo corpo mole, que lembra um corpo morto”, diz Jefferson. O diretor conta que os bonecos não são marionetes e não se movimentam. “A ideia é mostrá-los como personagens sem animação”.


Os bonecos “contracenam” com o casal protagonista – vivido pelos atores André Francisco e Loren Fischer – e com a empregada, interpretada por Giovanna Colombi. Somando-se a cena, a atriz Gláucia Grigolo vive a personagem que narra a história para a plateia. Jefferson, também responsável pela adaptação do texto, conta que a personagem-narradora é fundamental para contextualizar o que ocorre na família Mazzini-Ferraz. “A narradora é responsável pela verdadeira ligação entre a plateia e os personagens”.


Quando nasce a filha mais nova do casal, que não porta a doença mental, a situação da família começa a se alterar. Os dramas se intensificam e a situação fica ainda mais tensa para o casal, evidenciando ainda mais as falhas dos dois. O diretor esclarece que, apesar dos defeitos, os personagens não são apresentados como vilões. “Eu, como diretor, não julgo esses personagens. Tem momentos que o espectador ama a mãe e o pai, em outros, eles são odiados, pois são personagens bem humanos”.


 


Adaptacao


A Galinha Degolada marca o início da parceria entre duas companhias teatrais de Florianópolis: Persona Cia de Teatro e Teatro em Trâmite. A junção de grupos permanece desde 2008 e é a segunda vez que eles apresentam o espetáculo em Fortaleza. A primeira vez foi em 2011 dentro da programação do Palco Giratório.


Jefferson, diretor, e Gláucia, a narradora, adaptaram o conto de Horacio Quiroga. O escritor é um contista – na tradição de Edgar Allan Poe e Jorge Luis Borges – e com muita delicadeza e sensibilidade, tratou de temas de grande profundidade por meio de uma escrita direta, incisiva e perturbadora. Jefferson conta que buscou manter características originais do autor. “O conto já é bem narrativo, procuramos não deturpar as características do autor”.


Originalmente um conto-de-surpresa, a história não poderia deixar de guardar fatos surpreendentes para o final. Surpresas essas, que o diretor não revela. “Só adianto que o espetáculo tem uma resolução fantástica”. Sobre o nome do espetáculo, Jefferson também faz mistério, A galinha, ele conta, é um elemento que aparece nas cenas da empregada, que depena galinhas em frente aos “filhos idiotas”.

 

SERVIÇO

 

Espetáculo A Galinha Degolada

Quando: De hoje a domingo. De quinta a sábado, às 20 horas; e domingo, às 19 horas

Onde: CAIXA Cultural Fortaleza (Rua: Pessoa Anta, 287).

Quanto: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)

Outras informações: (85) 3453-2770

 

Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte